Home Futebol Santos: saiba tudo sobre a “nova Vila Belmiro”; projeto pode sair do papel em 2023

Santos: saiba tudo sobre a “nova Vila Belmiro”; projeto pode sair do papel em 2023

O Santos busca modernizar o seu estádio e as reformas podem acontecer já no ano que vem

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Santos é um dos maiores times do nosso futebol e a Vila Belmiro é um dos estádios mais tradicionais. Porém, o estádio poderá ter uma nova cara a partir do ano que vem.

PUBLICIDADE

O Peixe busca modernizar o seu estádio, seguindo as tendências mundiais, de ter um estádio no estilo “arena”. A gestão do clube, comandada pelo presidente Andres Rueda, pretende finalizar todos os processos até o fim do ano, captar os recursos em dezembro e, enfim, iniciar as obras no ano que vem.

O projeto tem como responsável a empreiteira WTorre, que é responsável pela construção do Allianz Parque, Arena do Palmeiras inaugurada em 2014. Quem confirmou isso foi o próprio presidente do Santos, em entrevista coletiva no CT Rei Pelé.

PUBLICIDADE

“A arena está encaminhada. Existe uma comissão criada junto com o Conselho Deliberativo e estão levando com a WTorre. A WTorre está redesenhando junto com os arquitetos. Previsão é que até setembro eles façam uma apresentação. Se passar por todo o trâmite com Conselho e assembleia, já é para sair captando dinheiro para ver se ano que vem a gente começa. Esse é o planejamento”, disse Rueda.

Depois, ainda na coletiva, o presidente santista contou sobre como serão os próximos passos, depois da aprovação.

“Pelo cronograma, a ideia da equipe de trabalho é, em dezembro, começar a vender espaços, cadeiras cativas. Para fazer isso, não abro mão da assembleia dos sócios. É uma mudança que irá comprometer o clube por 30 anos. Ela tem que ser referendada pelo que os sócios querem”, completa.

Como seria o novo estádio do Santos

A “nova Vila Belmiro” seria uma arena multiuso, nos mesmos moldes dos estádios dos rivais Palmeiras e Corinthians. Será no mesmo local do atual estádio. Ele passará a ter capacidade para 30 mil pessoas. Além disso, está previsto cerca de 500 vagas de estacionamento. Atualmente, a capacidade da Vila Belmiro é de cerca de 16 mil pessoas.

PUBLICIDADE

A WTorre irá utilizar a comercialização de cadeiras premium e camarotes. A empresa também vai ser responsável pela gestão do estádio pelo período de 30 anos. Algo parecido com o acordo feito com o Palmeiras.

O projeto, que é do ano passado, inicialmente foi orçado em R$ 250 milhões. Porém, o projeto precisou passar por algumas mudanças e teve o custo ajustado para R$ 400 milhões. Andres Rueda, presidente do Santos, explicou que a medida foi necessária devido ao aumento dos preços dos materiais para a obra, além das taxas de juros.