Home Futebol Santos tem punição definida por invasão de campo contra o Corinthians

Santos tem punição definida por invasão de campo contra o Corinthians

Punição do Santos por tentativa de agredir goleiro Cássio podia chegar a 100 mil de multa e 10 mandos de campo perdidos

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

O Santos teve sua punição definida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a invasão de campo contra o Corinthians, com tentativa de agressão ao goleiro Cássio. Foi decidido que o Peixe deixará de ter público por duas partidas, além de ter que desembolsar uma multa de 35 mil reais pelo ocorrido no dia 13 de julho. Vale ressaltar que a ação será cumprida a partir da Copa do Brasil de 2023 e que a pena máxima era de 10 jogos sem público, com possibilidade de uma multa de 100 mil reais. A informação é do portal ‘Uol Esporte’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A denúncia contra o Santos se enquadrou no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com julgamento finalizado nesta quarta-feira (10), pela manhã. A punição não vai implicar no andamento dos mandos de jogo do Peixe no Brasileirão Série A, onde a equipe acaba de assumir a 9ª colocação, empatado com o Red Bull Bragantino, com 30 pontos.

Segundo o artigo 213, levantado pelo portal Uol Esporte, “Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir I – desordens em sua praça de desporto; (AC). II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; (AC). III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo. (AC)”, acarretaria em uma punição ainda maior. Porém, auxiliou na diminuição da pena o fato de jogadores e do estafe do Santos colaborarem com a detenção dos invasores da Vila Belmiro. Ainda, o Peixe contribuiu com as investigações identificando e expulsando ao menos um deles do quadro de sócio-torcedor. Isso sem falar no boletim de ocorrência aberto e a cobrança judicial dos prejuízos causados no estádio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

”É ruim julgar um caso desses, o Santos é um clube querido. Mas esse caso vai servir como exemplo de que o Tribunal voltou a ser intolerante com atos de torcida. Tem que repercutir na imprensa, os clubes se unirem para que isso chegue aos torcedores”, afirmou o auditor relator Rodrigo Raposo ao Uol Esporte, em matéria publicada pelo jornalista Lucas Musetti.

Ainda, chegou a agir contra o Santos o fato de um dos invasores da Vila Belmiro ter buscado agredir o goleiro Cássio, do Corinthians, no término da partida. O Peixe tem realizado alertas na Vila Belmiro e nas redes sociais para impedir que tal incidente volte a acontecer.

Agora, o Santos se prepara para o confronto contra o América-MG no domingo (14), às 18h (de Brasília), no estádio Raimundo Sampaio, pelo Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
Better Collective