Desde o começo do ano, o setor defensivo é o que mais preocupa o treinador do São Paulo, Rogério Ceni, pelas poucas peças. A discussão por um reforço reacendeu após a contusão de Arboleda, que não deve voltar mais na temporada. Embora Rogério Ceni tenha encontrado soluções para a posição, os novos problemas físicos que o time apresentou devem apressar as negociações por um zagueiro.
O treinador tem feito sua parte e encontrado alternativas em um clube que tem enormes dificuldades financeiras para contratar. Por isso, deu chances ao jovem Luizão, de apenas 20 anos, titular na campanha da Copa São Paulo de Futebol Jr.
A ascensão de Luizão começou a ser vista nas partidas da Copa Sul-Americana, competição em que o Tricolor é apontado como um dos grandes favoritos segundo as cotações da Midnite e outras casas de apostas do mercado nacional. No entanto, o promissor zagueiro já atuou como titular também no Brasileirão, competição que é a grande prioridade de Ceni, e aos poucos vai ganhando espaço.
Outro zagueiro da base que pode começar a ganhar mais chances é Lucas Beraldo, de apenas 18 anos. Ele também já atuou como titular na Copa Sul-Americana e é visto como um jogador de enorme potencial nas categorias de base. Porém, a pouca idade ainda é um fator que preocupa a comissão técnica, que não quer apressar a evolução do jogador, mas se vê numa situação de necessidade para usar seus garotos o quanto antes.
Pablo Maia é outro que já foi utilizado como zagueiro e pode ser uma alternativa no esquema com 3 defensores que Ceni vem escalando. Apesar de ser volante, o jovem jogador, que também esteve na Copa São Paulo e foi destaque na campanha do vice-campeonato Paulista, já atuou na posição na base e está à disposição de Rogério caso haja necessidade de improvisação. Entre os volantes, ele perdeu espaço com a ascensão do uruguaio Gabriel Neves, que subiu de produção e hoje é titular absoluto.
A última alternativa encontrada por Rogério Ceni foi improvisar o experiente lateral Rafinha no lado direito da defesa, o que qualifica a saída de bola, mas compromete a altura da defesa nas jogadas de bola aérea.
Há de se ressaltar também a importância de Rogério na recuperação de Diego Costa. O defensor conviveu com inúmeras críticas desde a última temporada, mas foi bancado pelo treinador entre os titulares e hoje é absoluto na posição, sendo considerado um dos principais jogadores do São Paulo em 2022 e ganhando a faixa de capitão.
Problemas físicos
A primeira grande baixa física do São Paulo foi o equatoriano Robert Arboleda, que sofreu uma grave lesão no tornozelo no duelo diante do Palmeiras, pela Copa do Brasil. Ele passou por uma cirurgia e não deve mais jogar pelo Tricolor nessa temporada. Seu foco, agora, é na recuperação para a disputa da Copa do Mundo com a seleção do Equador, a partir de novembro.
Outro que passou a ser problema no departamento médico é Léo. Na partida contra o Fluminense, pelo Brasileirão, o defensor saiu com dores na coxa e os exames detectaram um edema, o que deve afastar o defensor dos gramados por mais algumas rodadas.
O experiente Miranda também atravessa problemas físicos. O jogador voltou a ganhar espaço com Ceni após boas atuações na Copa Sul-Americana, mas não suportou a maratona de jogos e se juntou ao time do departamento médico. Aos 37 anos, o zagueiro vem sendo utilizado com bastante cuidado pela comissão técnica, que teme lesões graves.
Quem vive a expectativa de voltar aos gramados é Walce. Revelado pelas categorias de base do Tricolor, o defensor está fora de combate desde 2020, em virtude de uma grave lesão no joelho. Após duas cirurgias, o zagueiro trabalha para acelerar o retorno aos gramados, mas a situação também exige todo o cuidado da comissão técnica.
Reforços
Com poucos nomes à disposição e o risco de perder mais jogadores, já que o Tricolor segue vivo nas três competições que disputa, o debate por reforços na defesa volta à tona. Um nome bastante ventilado nos bastidores foi o do venezuelano Nahuel Ferraresi, que pertence ao grupo City e estava no Estoril, de Portugal. No entanto, o jogador optou por continuar no futebol europeu e seu destino deve ser a Turquia. Outro nome cogitado foi Adryelson, ex-Sport. Porém, o defensor acertou com o Botafogo.
Com a janela internacional oficialmente aberta, o São Paulo já pode inscrever jogadores – algo que o técnico Rogério Ceni já pede há tempos. Será uma enorme surpresa se não pintar um novo zagueiro no clube do Morumbi, resta saber qual será o nome.

