Perto da partida da semifinal da Copa do Brasil, São Paulo e Flamengo têm um confronto repleto de história, pela frente. O retrospecto recente mostra um equilíbrio entre as duas equipes. Mas, quando os números são destrinchados, uma dessas equipes sobra no duelo.
Desde 2019, São Paulo e Flamengo se enfrentaram 10 vezes e o aproveitamento das duas equipes é de 46,6%, segundo levantamento em reportagem da ESPN. 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Um equilíbrio que é apenas recente.
Entre 2019 e 2020, nas 5 partidas disputadas entre os dois times, o São Paulo venceu três vezes, sendo duas com o técnico Fernando Diniz contra o Flamengo de Jorge Jesus. Eliminando, inclusive, o rubro-negro nas quartas de final da Copa do Brasil. Porém, o time do Rio de Janeiro, nos últimos 5 jogos, o Fla também venceu os três últimos, sendo o que veio antes dele, uma goleada por 5 a 1.
Entre São Paulo e Flamengo, 17 jogadores marcaram gols nas últimas 10 partidas, com Lázaro e Calleri inclusos nesta lista. No total dos 32 gols marcados neste confronto, o rubro-negro marcou 18 tentos e sofreu 14. Já o Tricolor paulista, por sua vez, marcou 14 e sofreu 18.
Artilharia em São Paulo x Flamengo e o ‘freguês’ recente
O primeiro da lista de artilheiros entre São Paulo e Flamengo é Bruno Henrique, atacante rubro-negro que está afastado por lesão, com 5 gols. Logo em seguida, Luciano e Gabigol, estão em 2º com 4 gols cada. Na sequência vem Brenner, do São Paulo, com 3 gols, Michael, ex-jogador do Flamengo, além de Pablo e Tchetchê, que atuavam pelo SPFC, com 2 e, completando a lista, Arrascaeta, Berrío, Gustavo Henrique, Isla, Lázaro e Pedro (todos pelo Flamengo), um gol cada; mais Welington (contra). Arboleda, Calleri e Reinaldo (São Paulo), um gol cada
Se forem pegos os cinco jogos mais recentes entre Flamengo e São Paulo, o Tricolor, de fato, se tornou um ‘freguês’ do rubro-negro. Isso porque o Fla acumula 4 vitórias e apenas 1 derrota contra o adversário, marcando 15 gols e sofrendo apenas 4.
São Paulo e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, no Morumbi, na capital paulista.

