Home Futebol Tite relembra polêmica Copa América de 2021 e fala em “constrangimento” na seleção

Tite relembra polêmica Copa América de 2021 e fala em “constrangimento” na seleção

Técnico da seleção brasileira revelou que lideranças do elenco se reuniram com Juninho para conversar com Caboclo

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

A Copa América de 2021 foi um dos momentos mais críticos do trabalho de Tite como treinador da seleção brasileira. Porém, o problema não foi a derrota para a Argentina na final, no Maracanã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista ao jornal Estadão, o comandante relembrou o caos que foi a realização do torneio no Brasil em meio à crise da pandemia de Covid-19. 

“Conseguimos controlar dentro do ambiente, com transparência. A gente queria priorizar os dois jogos das Eliminatórias importantes, contra o Equador em Porto Alegre e diante do Paraguai fora, para depois nos manifestarmos publicamente”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes da competição, os jogadores da seleção brasileira se manifestaram contra o torneio. Na época, as lideranças do elenco, Tite e Juninho Paulista se reuniram para pedir ao então presidente Rogério Caboclo que impedisse o recebimento do torneio.

De acordo com o treinador da seleção, isso foi “pelo constrangimento que nós estávamos tendo em relação ao número de mortes que estavam acontecendo e em relação ao momento e à situação toda”.

“Isso tudo foi colocado. Isso tudo foi manifestado, inclusive logo após o jogo por parte de alguns atletas, mas anteriormente também já tínhamos falado. Se fosse determinado que jogássemos, a gente iria fazer da melhor maneira possível”, comentou Tite.

PUBLICIDADE

“Os atletas têm liberdade. Eu não tenho absolutamente nenhuma pretensão de direcionar qualquer comportamento e manifestação dos atletas”, ressaltou o técnico da seleção brasileira. 

PUBLICIDADE

Manifesto contra Copa América foi publicado por jogadores da seleção

Na época, os atletas publicaram um manifesto contra a Copa América. “Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil”, escreveram os atletas. 

Um dos capitães da seleção brasileira, Casemiro, chegou a lamentar a realização do torneio em 10 dias (mudança de local aconteceu em um pouco mais de uma semana). 

“A gente fica chateado, principalmente, pelo espetáculo. É uma das coisas que tocamos, também em 10 dias fazer uma Copa América tão importante assim”, disse o agora jogador do Manchester United.

“Somos o Brasil e precisamos honrar essa camiseta e fazer o melhor jogo possível”, concluiu o volante da seleção.

PUBLICIDADE
Better Collective