Em fase final de preparação para a Copa, em novembro, o técnico Tite faz questão de deixar claro que lista de convocados não está fechada. O comandante reconhece que já tem uma ‘espinha dorsal’ definida, com nomes como Alisson, Marquinhos, Casemiro e Neymar. Contudo, outras vagas ainda estão abertas e em disputa. Até por isso, ele e toda a comissão técnica da seleção seguem acompanhando algumas partidas no Brasil e na Europa.
Em entrevista ao canal ‘3 na Área’, Tite falou se pretende testar algo novo ou dar ritmo pra quem já vai jogar antes da Copa. O Brasil enfrenta amistosos contra Gana e Tunísia nos dias 23 e 27 de setembro.
“As duas coisas. Inclusive, tem espaço para novidades. O nível do desempenho dos atletas em setores importantes, zagueiro é um deles. Abrindo perspectivas, atletas evoluindo dentro dos seus clubes… no Benfica, o Gilberto está muito bem. Eu tenho acompanhado o André, do Fluminense, que tem sido um dos destaques. O Scarpa tem jogado muito no Campeonato Brasileiro. O Dudu contra o Flamengo pra mim foi o destaque da partida. Mas eu estou falando isso naquele leque de 50 opções. [Não estou criando expectativas] É o reconhecimento do trabalho de cada um. Ter esse acompanhamento todo certamente é a nossa função”, disse Tite.
Pedro e opções para o ataque da seleção:
Tite tem falado muito sobre o momento vivido por Pedro no Flamengo nas últimas semanas. Em entrevista ao Flow Sports Club, o treinador da seleção reforçou a possibilidade de convocá-lo.
“Está jogando muito. É a performance dele que está se convocando. Ele tem característica específicas. [Contra o Palmeiras], teve um lance que ele escora para o Arrascaeta e você vê que ele tem qualidade técnica e raciocínio. Não vai ter velocidade, transição em velocidade não vai ter. Mas tem pivô, jogadas combinadas de cabeça”, disse Tite.
O comandante também falou sobre outros nomes que podem disputar vaga com Pedro, incluindo Gabigol, seu companheiro no Flamengo, por exemplo.
“Nós temos Hulk, Gabriel Barbosa, Firmino e Matheus Cunha que se assemelham em função em seus clubes. Eles rodam, não ficam lá enfiados. Não atacam menos que Gabriel Jesus, que Richarlison. Eles competem entre eles. O Hulk e o Barbosa têm origem de lado. Então movimentam, flutuam para depois chegar. Mas a gente precisa de um Pedro para uma jogada aérea”, acrescentou Tite.
Apenas Pedro e o gol de bicicleta aqui na Arena da Baixada para colocar o #Flamengo na frente do placar! O jogador foi comemorar com os companheiros na frente da torcida do #Athletico. Que categoria do Pedro! @bellexcosta pic.twitter.com/jtKidksaiq
— Paparazzo Rubro-Negro (@PaparazzoRN) August 18, 2022

