Apaixonados do mundo das corridas conhecem bem o nome Toto Wolff. Seja devido a sua época como piloto da Fórmula 1 ou como diretor executivo da Mercedes. No entanto, nem todo mundo sabe como aprendeu a comandar uma equipe vitoriosa, confira mais detalhes
Toto Wolff aprendeu com Sir Alex Ferguson
Em entrevista para o Financial Times, o investidor e diretor austríaco foi questionado sobre o que achava da longa supremacia de Mercedes anteriormente, e quais eram suas inspirações para o feito. Wolff disse que aprendeu do Manchester United de Alex Fergunson, pois tinha estudado anteriormente que grandes times muitas vezes não conquistam títulos por longos períodos.
Sobre o seu estudo, o ex-piloto afirmou: “Em nenhuma equipe esportiva de nenhum esporte, ninguém ganhou oito Campeonatos Mundiais consecutivamente e por motivos como esse, você vê que há algo diferente no humano”. Afirmando sobre a sua trajetória no comando do grid de Mercedes.
Ainda afirmou que os seres humanos normalmente nos conformamos quando vemos que não temos tanta energia quanto antes. Desta forma, se perde ambição e as derrotas começam a aparecer. Ainda encerrou que o United de Ferguson ganhou títulos até a aposentadoria do técnico em 2013 e é certamente a maior inspiração sobre liderança de time.
O que houve com a Mercedes?
Atualmente a Mercedes perdeu um pouco da sua hegemonia no grid. Após perder o campeonato do ano passado para a Red Bull e ainda estar encontrando problemas na temporada atual, parece que essa constância não está tão presente.
Quando questionado, Toto Wolff é enfático “se a Mercedes continuasse ganhando teria acabado com a F1 porque ninguém iria querer assistir mais”. No entanto, projeta que a situação atual serve como um desafio e o próximo objetivo é voltar ao topo novamente.
Finalmente, a entrevista também questionou se o momento atual é difícil ou fora da zona de conforto. Sobre esta pergunta também se mostrou tranquilo, apenas afirmando: “Já enfrentei situações desafiadoras na minha vida, a maioria muito mais difíceis, não particularmente dentro da Fórmula 1, atualmente ainda estou na minha zona de conforto”.
Portanto, resta aguardarmos as últimas nove corridas da temporada, mas Toto Wolff promete que a equipe se esforçará para voltar ao topo de pódio. Agora resta saber se os veículos e os pilotos conseguem trazer novas alegrias para os torcedores.

