De décima quarto colocado para vice-líder do Brasileirão Série A. A campanha do Flamengo sob o comando de Dorival Júnior tem chamado a atenção da imprensa nacional e internacional. O técnico virou assunto durante debate em jornal argentino. Ele teve o desempenho comparado com o do seu antecessor, o português Paulo Sousa.
O comentário, aliás, foi feito por uma pessoa que lidou com os dois trabalhos de perto, o ex-comandante do Atlético-MG, o argentino Turco Mohamed. Em entrevista a ESPN, o técnico ex-Galo exaltou o trabalho do atual treinador Rubro-Negro e apontou pontos onde a equipe carioca ficou mais forte.
“Na primeira parte do semestre, com o Paulo Sousa, se defendia mal, dava muito espaço entre linha, agora não. Hoje, é mais difícil enfrentá-los do que o Palmeiras”, disse.
O comparativo não é à toa. Turco Mohamed viu de perto as mudanças do Flamengo em campo. Ele enfrentou o time carioca três vezes na temporada: ganhou duas vezes, no primeiro turno do Brasileirão Série A e no jogo de ida da Copa do Brasil, e perdeu uma, no jogo de volta do torneio mata-mata. Todas as partidas foram contra Dorival, as duas primeiras, ainda no início do trabalho, com um forte DNA de Paulo Sousa, e a última, já com novas ideias de jogo do sucessor do português.
As diferenças do Rubro-Negro dentro de campo tem se refletido no aproveitamento do time quando nas vitórias. Com Paulo Sousa, o time tinha 64,5% dos pontos conquistados – contando com jogos do Campeonato Carioca. Com Dorival, o aproveitamento aumentou para 75,4%, somando jogos do Brasileirão, mata-mata de Libertadores e Copa do Brasil.
🇦🇷🇧🇷 Turco Mohamed analisa a semifinal Flamengo x Vélez na Libertadores.
— Futebol Sul-americano (@futsulamerica_) August 16, 2022
📹 @ESPNFutbolArg pic.twitter.com/GnXGv83jXb

