A noite de terça-feira começou com um personagem relativamente inesperado na Arena. Com pelo menos três boas defesas, sendo uma delas em cabeceio feito por Guilherme, o experiente goleiro Vanderlei conseguiu sustentar o empate do seu time, o Operário, diante do Grêmio em mais uma partida válida pelo segundo turno da Série B de 2022.
Vanderlei só veio a ser vazado na reta final da etapa inicial, quando Diego Souza ajeitou uma bola e Campaz, mesmo sem muito ângulo, bateu forte e rasteiro para estufar as redes do time do Paraná, correndo imediatamente para o abraço aos companheiros:
Logo na saída ao intervalo, Vanderlei concedeu entrevista e admitiu ter sido “horrível” levar um gol já na reta final do primeiro tempo com seu time tendo conseguido segurar até ali. Ele também comentou o seu sentimento por voltar a rever o Grêmio e a Arena:
“Sempre legal voltar aqui, tenho carinho de amigos, funcionários, mas agora estou do lado oposto e tenho que tentar ajudar a vencer”, comentou.
Passagem de Vanderlei pelo Grêmio
Após um 2019 bem irregular de Paulo Victor, que foi o primeiro substituto de Marcelo Grohe, o Grêmio voltou ao mercado e foi buscar Vanderlei, que também não conseguiu convencer ao longo de 2020. Tanto é que, de última hora, perdeu a posição para Paulo Victor antes da final da Copa do Brasil vencida facilmente pelo Palmeiras.
Na virada para 2021, Vanderlei negociou com a direção a sua rescisão de contrato e teve caminho livre para ir ao Vasco da Gama, onde também ficou pouco tempo.

