O Brasil não tem tradição em ter grandes técnicos no principal mercado do futebol, o europeu. Mas, para Vanderlei Luxemburgo, o maior treinador de todos os tempos é Zagallo, técnico campeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira em 1970. Segundo ele, as técnicas usadas pelo treinador naquela época são reeditadas por muitos clubes e treinadores até hoje.
“Pra mim Zagallo é o maior (técnico) da história, porque, o que ele fez em 70 é utilizado até hoje. Hoje os times jogam com três zagueiros, dois volantes de qualidade quando atuam no 4-2-3-1, com um atacante saindo. Então, o que ele fez em 70, se faz hoje”, disse em entrevista à Jovem Pan Esportes.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJhVEZ6Y2pveSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Vanderlei Luxemburgo pede valorização dos técnicos brasileiros
Vanderlei Luxemburgo também falou que o Brasil precisa valorizar o seus treinadores. Ele também fez criticas ao país por não ter uma federação ou associação de técnicos, como existem em outros países.
“Tem que valorizar o treinador brasileiro porque ele é muito bom e tem que abrir espaço para os caras trabalharem aqui, sem problema nenhum. A única coisa que eu acho errado é que nós não temos uma federação ou associação de técnicos do Brasil. Que eles venham pra cá, respeitem nossa associação, paguem um imposto como você paga pra ir pra Portugal, Espanha…eu paguei 3% do meu contrato (com o Real Madrid) pra federação de técnicos da Espanha”, disse o técnico.
Mesmo pedindo a valorização dos treinadores brasileiros, para Vanderlei Luxemburgo, o melhor técnico trabalhando no Brasil hoje é um estrangeiro. Se trata de Abel Ferreira, do Palmeiras.
“Hoje ele está no melhor time, no melhor momento. O Palmeiras de 93-94, tinha alguém melhor do que eu? Não tinha como, era o melhor time. O Abel é o melhor técnico e tem que se valorizar ele porque o trabalho dele é muito bom”, disse.

