É visível a queda de rendimento do Vasco da Gama na atual edição do Brasileirão Série B. Nos últimos 12 jogos, o Cruz-Maltino conseguiu apenas três vitórias.
Se for considerado somente o segundo turno da competição, a situação do Gigante da Colina fica ainda mais complicada.
Até o momento, sete rodadas do returno já foram disputadas e o clube carioca tem uma campanha de duas vitórias, quatro derrotas e um empate.
Essa campanha recente faz com que a equipe tenha um aproveitamento de apenas 33,3%, que geralmente é o percentual de um time que briga para não ser rebaixado.
Com este percentual de pontuação, o Vasco estaria na zona de rebaixamento da Série B. O 17° colocado, primeiro time do Z4, que atualmente é o CSA, tem um aproveitamento de 34%, com 27 pontos conquistados.
Se for levado em consideração somente o segundo turno do campeonato, O Gigante da Colina seria apenas o 14° colocado.
Primeiro turno do Vasco melhora a situação da equipe na Série B
O fato de o Cruz-Maltino ainda estar no G4 do torneio se deve a um primeira metade na qual o clube carioca conseguiu ter um longo período de invencibilidade.
No geral, juntando os dois turnos do campeonato, o Vasco da Gama soma um total de 53% de aproveitamento e ocupa a quarta colocação, com 42 pontos conquistados.
No entanto, o sinal de alerta já foi ligado em São Januário. Isso porque a diferença para o quinto lugar, que hoje é do Londrina, diminuiu para apenas quatro pontos.
Na 14ª rodada da Série B, quando o clube carioca ainda tinha uma invencibilidade, a distância chegou a ser de nove pontos. Ao final do primeiro turno, o Vasco tinha uma diferença de sete pontos para o quinto colocado.

