Home Futebol Flamengo domina Vélez na Argentina e encaminha vaga à final da Libertadores

Flamengo domina Vélez na Argentina e encaminha vaga à final da Libertadores

Flamengo superou todas as adversidades no José Amalfitani contra o Vélez e praticamente garantiu vaga à decisão da Copa Libertadores

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
VEL0-4FLA

Em duelo válido pelas semifinais da Conmebol Libertadores no José Amalfitani nesta quarta-feira (31), o Flamengo não tomou conhecimento do Vélez Sarsfield e aplicou uma goleada de 4 a 0, praticamente confirmando a sua vaga na grande decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Controlando absolutamente todas as ações, o Flamengo saiu na frente do placar com Pedro sendo fatal. Ainda no primeiro tempo, Éverton Ribeiro ampliou a vitória e deixou tudo mais tranquilo. No segundo tempo, o artilheiro rubro-negro ampliou a vantagem e transformou o placar em goleada. Antes do apito final, o jovem chegou ao seu hat-trick.

O jogo decisivo do confronto ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 7 de setembro, a partir das 21h30, pelo horário de Brasília, no Estádio do Maracanã. Antes, o rubro-negro enfrentará o Goiás, no próximo domingo, a partir das 19h (horário de Brasília), na Serrinha, em duelo válido pela 25ª rodada do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Logo nos primeiros minutos de jogo ocorreu um princípio de confusão entre os jogadores, pois Gabigol e Ortega se estranharam em cobrança de escanteio. Mas na sequência, o Flamengo teve uma enorme chance de abrir o placar.

Aos 3′, a bola sobrou com Everton Ribeiro na intermediária e Pedro chegou com liberdade, mas o passe saiu forte demais e não chegou até o artilheiro, na primeira grande oportunidade do jogo.

Controlando a posse de bola no campo ofensivo, o Flamengo chegou novamente aos 10′. De los Santoa adiantou demais a bola e Pedro recuperou, deixando o marcador no chão para chutar firme, mas Hoyos fez uma boa defesa.

PUBLICIDADE

Tentando atuar de forma compacta no campo defensivo, o Vélez Sarsfield decepcionou o torcedor com muitos passes errados, demonstrando o nervosismo através das falhas técnicas. Porém, aos 27′, a equipe argentina reagiu e assustou o Mengão.

PUBLICIDADE

Janson recebeu com espaço na entrada da área e girou entre Éverton Ribeiro e Thiago Maia para chutar colocado, mas Santos espalmou e fez grande defesa. Além disso, justamente no momento em que o Vélez Sarsfield parecia equilibrar a partida, o Flamengo aproveitou a oportunidade para abrir o placar.

Aos 31′, em arrancada pela direita, Léo Pereira cruzou na área e a marcação do Vélez falhou totalmente, deixando Pedro absolutamente livre para dar um leve toque na bola e vencer o goleiro Hoyos, calando o Estádio José Amalfitani.

O Vélez Sarsfield tentou responder de forma imediata e chegou muito perto do gol de empate em cobrança de falta. Orellano cobrou direto e a bola passou pelo goleiro Santos, mas explodiu na trave, e Filipe Luís afastou o perigo para salvar o Flamengo.

O lateral esquerdo teve oportunidade de se consagrar aos 43′ aproveitando ótima jogada individual de Pedro na direita. Contudo, Filipe Luís chutou mascado, e mesmo livre na grande área, acabou parando na defesa do goleiro Hoyos.

PUBLICIDADE

Apesar disso, a noite era rubro-negra, e antes do intervalo, o Flamengo encaminhou a sua vaga à grande decisão com o segundo gol da noite. João Gomes ganhou dividida no meio-campo e levou a bola até Arrascaeta. O uruguaio tocou de primeira e acionou Everton Ribeiro, livre na área, para desviar e concluir com categoria.

Flamengo fez mais dois no segundo tempo e Pedro se consagrou com hat-trick

No segundo tempo, o Flamengo conseguiu controlar as ações nos primeiros minutos e não cedeu a posse de bola para o Vélez Sarsfield, que retornou dos vestiários demonstrando o mesmo nervosismo do primeiro tempo.

Com ótima atuação dos volantes e organização tática, o rubro-negro carioca foi amplamente dominante no segundo tempo no controle das ações e principalmente nas oportunidades. Aos 15′, o Flamengo praticamente confirmou a sua vaga para a grande decisão.

Após excelente troca de passes na entrada da área, Filipe Luís encontrou Gabigol na direita e o atacante acertou o passe em profundidade para deixar Pedro de frente para o gol. A chance não foi desperdiçada e o artilheiro concluiu com enorme tranquilidade.

PUBLICIDADE

Na sequência do segundo tempo, o Flamengo seguiu acumulando mais chances de gol. Aos 22′, João Gomes deixou Gabigol de frente para o goleiro no 1v1, mas Hoyos fez a defesa com o pé e evitou o quarto do rubro-negro.

Gabigol ainda teria mais duas grandes oportunidades na etapa complementar. Aos 30′, Vidal deixou João Gomes na cara do gol e o volante rolou na medida para o centroavante chegar com liberdade, só que o chute foi para fora. Na sequência, Gabigol recebeu na cara do gol e tocou em cima de Hoyos. Arrascaeta tentou aproveitar o rebote, mas também errou o alvo.

Apesar de Gabriel não ter conseguido marcar o seu gol, o Flamengo ampliou a goleada na consagração do artilheiro Pedro. Aos 37′, o jovem iniciou a jogada na inversão para Vidal. O chileno tentou acionar Gabigol, mas a bola desviou na marcação adversária e sobrou na medida para Pedro concluir no chute colocado.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
VÉLEZ SARSFIELD 0-4 FLAMENGO

Data: 31/08/2022, 21:30
Estádio: José Amalfitani
Árbitro: Wilmar Roldan (OL)
Assistente 1: Alexander Guzman
Assistente 2: Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)

Gols: 1T 31′ Pedro (FLA); 1T 45′ E.Ribeiro (FLA). 2T 15′ Pedro (FLA); 2T 37′ Pedro (FLA)

Substituições – VEL: Osorio (Walter Bou); Julián Fernández (Orellano)

PUBLICIDADE

Substituições – FLA: Vidal (Thiago Maia); Pulgar (Arrascaeta); Everton (Gabigol); Diego (Everton Ribeiro); Victor Hugo (João Gomes)

Vélez Sarsfield (4-2-3-1): L.Hoyos; L.Jara, De los Santos, V.Gómez, F.Ortega; N.Garayalde, S.Cáseres; L.Orellano, W.Bou, L.Janson; L.Pratto

Flamengo (4-3-1-2): Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís; Everton Ribeiro, Thiago Maia, João Gomes; De Arrascaeta; Pedro, Gabigol

Better Collective