Home Tênis Alcaraz vence Casper Ruud na final do US Open e entra para história

Alcaraz vence Casper Ruud na final do US Open e entra para história

Tenista espanhol venceu o Aberto dos Estados Unidos e se tornou o mais jovem número 1 do ranking da história do tênis

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Quem acompanhou a jornada de Carlos Alcaraz no US Open viu a história sendo feita. O jovem tenista espanhol passou por inúmeros desafios e venceu na final o surpreendente Casper Ruud por 3 a 1 (6-4, 2-6, 7-6 e 6-3). Se tornando o campeão do torneio e o número 1 do ranking mundial. Com apenas 19 anos, ele se tornou o mais jovem da história ao atingir o posto.

PUBLICIDADE

O tenista teve uma ascensão meteórica desde que iniciou a carreira profissional. Ele começou a subir no ranking da ATP no ano passado, após vencer confrontos complicados contra veteranos do circuito. Esse ano, o espanhol venceu o ATP 500 do Rio de Janeiro, sendo o mais jovem da história ao alcançar um título desse nível. Além disso, venceu os Masters 1000 de Miami e Madrid.

A conquista do espanhol no Aberto dos Estados Unidos rendeu ao tenista elogios de muitos brasileiros pelas redes sociais:

PUBLICIDADE

Jornada no US Open foi histórica

Além de ser o primeiro título de Grand Slam de um tenista que promete ter uma carreira gloriosa, o US open também reservou a “Carlitos” Alcaraz, como é chamado, alguns outros recordes.

O espanhol se tornou o tenista que ficou mais tempo em quadra na história do US Open, superando o americano Andy Roddick em 1999. O recorde leva em consideração a duração de todas as partidas disputadas pelo jogador somadas.

PUBLICIDADE

Essa edição do US Open também foi histórica por ser a primeira vez numa final de Grand Slam que ambos os tenistas tinham chance de ser o número 1 do mundo. Além disso, nenhum dos dois concorrentes havia jamais ocupado o topo do ranking.

Ao vencer Casper Ruud e se tornar o número 1 do mundo, o espanhol ultrapassou o recorde que pertencia a Lleyton Hewitt, que chegou ao topo com 20 anos e nove meses em novembro de 2001, quando tirou da liderança justamente do brasileiro Guga.

Enquanto isso, o norueguês Casper Ruud subiu para a segunda colocação no ranking. A marca é a sua melhor colocação até agora na carreira.

Como foi o jogo?

O confronto entre Alcaraz e Casper Ruud no US Open fez jus ao que todos os fãs de tênis esperavam. Os dois jovens se esforçaram ao máximo e praticaram um nível de jogo incrível. Apesar do jogo ter terminado em 3 a 1, por muito pouco Ruud não fez 2 a 1 no terceiro set, podendo ter levado a partida a um desfecho diferente.

PUBLICIDADE

No primeiro set do jogo, Alcaraz começou um pouco melhor, vencendo pontos importantes e ganhando por 6-4. Já no segundo set, o norueguês se superou no saque, abrindo vantagem e vencendo Alcaraz por 6-2.

Já no terceiro, o set decisivo da partida. Alcaraz começou irritado pelos erros no set anterior. Enquanto isso, Ruud mantinha o nível que o levou a empatar a partida. O norueguês chegou a ter um set point em 6-5. No entanto, o espanhol aguentou e empatou, vencendo no tie break por 7-1.

No quarto set, Ruud começou visivelmente afetado por ter perdido o set anterior. Enquanto isso, o espanhol acertava muitos aces e “winners”. Com isso, o novo número 1 fechou o set em 6-3 e o jogo em 3-1. Se tornando o campeão do US Open 2022 e entrando para a história.