Home Futebol Athletico: aos 17 anos, Vitor Roque repete desempenho precoce de Neymar

Athletico: aos 17 anos, Vitor Roque repete desempenho precoce de Neymar

Atacante do Furacão tem números similares com os que o craque do PSG apresentava em seu início com a camisa do Santos

Fernando Cesarotti
Jornalista.

Vitor Roque ainda não tem idade nem para dirigir, mas já é um dos principais astros da campanha do Athletico para chegar à final da Libertadores. E, pelo menos nos números, o atacante de 17 anos tem um desempenho parecido com o de outro craque com a mesma idade: Neymar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O hoje camisa 10 do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira subiu com a mesma idade para o time principal do Santos: fez sua estreia aos 17 anos, num jogo do Peixe contra o Oeste, no Pacaembu, pelo Paulistão.

Quando completou 18 anos, Neymar tinha 48 jogos disputados e 14 gols marcados, além de um vice-campeonato Estadual pelo Santos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vitor Roque, que só fará 18 anos em fevereiro de 2023, tem 41 jogos disputados e 12 gols marcados. Pelo Furacão, onde chegou em abril, depois de uma saída turbulenta do Cruzeiro, são 25 partidas, com 6 gols. Os números são do site especializado Transfermarkt.

O mais importante deles foi marcado contra o Estudiantes, na Argentina, e definiu a vitória do Athletico por 1 a 0 que selou a classificação para as semifinais na Libertadores – nas quais o Furacão eliminou o Palmeiras. Nesses jogos Vitor Roque não marcou, mas já tinha deixado o seu contra o Verdão na vitória por 2 a 0 no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Brasileirão Série A.

Roque não esconde que Neymar é um de seus modelos. “Ainda não tive a oportunidade de conversar com ele. É um cara que eu vejo muito e me inspiro muito”, disse, em entrevista ao ge.globo.

PUBLICIDADE

Se ajudar o Athletico a conquistar a Libertadores na final contra o Flamengo, marcada para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, ele obterá um feito que Neymar só foi conquistar como maior de idade, aos 19 anos, quando liderou a terceira conquista de Libertadores do Santos, em 2011.

PUBLICIDADE
Better Collective