A discussão envolvendo arbitragem nos programas de debates esportivos sempre vai existir. Principalmente com a recente interferência do VAR, o que esquenta ainda mais as opiniões sobre os lances mais polêmicos. Aliás, geralmente as decisões tomadas pelos responsáveis do apito proporcionam críticas negativas. Porém, não foi o caso quanto à análise de um momento específico por Fabiano Baldasso.
Assim, o jornalista identificado com o Internacional aprovou a atitude do árbitro de vídeo no último sábado (10), durante o jogo do Colorado contra o Cuiabá no Beira-Rio, vencido pela equipe da casa por 1 a 0. Logo após Maguielson Lima Barbosa (DF) assinalar a penalidade máxima de Edenilson sobre o centroavante André, o árbitro foi chamado para rever o lance no vídeo. Dessa forma, anulou a marcação do pênalti, constatando no monitor uma falta cometida por Valdívia no camisa 8 colorado segundos antes. Nesse sentido, Baldasso não poupou elogios ao encarregado do VAR, Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC), na edição desta segunda-feira (12) do programa Os Donos da Bola RS, na TV Bandeirantes do Rio Grande do Sul.
“O Edenilson quando tem a dividida com o Valdívia, o Edenilson segue o lance praticamente engatinhando, praticamente caindo. E quando ele comete o pênalti na sequência, ele tá caindo desequilibrado e tenta tirar a bola, e o cara (André) aparece no meio e ele chuta o cara”, analisa Baldasso, que prossegue, apontando em sua opinião um erro e um acerto do árbitro de vídeo no fim-de-semana. “Num lance em que o Edenilson poderia inviabilizar a sua sequência no Internacional se não ganha o jogo por causa disso, o mais importante aí é que o VAR, que ontem assaltou o Goiás contra o Flamengo, o mesmo VAR nesse jogo deu uma aula, porque eu não tinha percebido e ninguém tinha percebido que tinha falta do Valdívia no começo do lance. Ninguém viu e o VAR mostrou que foi falta no Valdívia”, completou o jornalista colorado.
Baldasso defende Edenilson
Fabiano Baldasso reforçou a opinião de que, se o Cuiabá conseguisse o empate devido ao pênalti de Edenilson, o meia colorado perderia de vez o ambiente no Beira-Rio. Nesse sentido, criticou alguns torcedores do Internacional. “Você está jogando contra o Cuiabá em casa, precisa ganhar o jogo. Aí entram alguns jogadores que, quando tocam na bola, começa a vaiar. Você não tá torcendo do Inter, você não é colorado. Tá torcendo para o fracasso destes jogadores”, comentou o influenciador, que relatou o que acompanhou nas redes sociais. “Eu li ontem pelo menos quatro ‘tweets’ de pessoas que se dizem coloradas dizendo o seguinte. ‘Eu preferia que tivesse dado o pênalti para o Cuiabá para mandar o Edenilson embora de uma vez'”, relatou.
Por fim, Baldasso culpou parte da imprensa esportiva gaúcha pela pressão colocada em cima de Edenilson. “A primeira pergunta da coletiva para o Mano Menezes, num jogo que o Inter ganha, se habilita a brigar pelo título, que tem 30 acontecimentos importantíssimos no jogo… a primeira pergunta da coletiva de um repórter foi ‘por que que o Edenilson não consegue melhorar o rendimento?'”, reproduziu o jornalista, acusando o colega de profissão de perseguição ao atleta.
Com a vitória sobre o Cuiabá e os empates de Corinthians e Flamengo na rodada, o Internacional assumiu a vice-liderança do Brasileirão Série A com 46 pontos, a oito atrás do primeiro colocado Palmeiras. Assim, o Colorado voltará a campo somente na segunda-feira da semana que vem (19), contra o Atlético-GO fora de casa, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. A partida será válida pela 27ª rodada do Brasileirão Série A e começara às 20h (horário de Brasília).

