Home Futebol Botafogo na semana: reencontro com a vitória, estreia de Tiquinho Soares e mais

Botafogo na semana: reencontro com a vitória, estreia de Tiquinho Soares e mais

Glorioso acabou com jejum de cinco partidas sem vencer e bateu o Fortaleza por 3 a 1 fora de casa neste domingo (04)

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Finalmente, o Fogão voltou a vencer, logo após um agosto em que a equipe passou em branco. Confira, a partir de agora, o resumo de notícias da semana do Botafogo aqui no Torcedores.com.

PUBLICIDADE

Botafogo encerra sequência do Fortaleza

O Botafogo desencantou na Arena Castelão. Assim, o Glorioso venceu o Fortaleza por 3 a 1 pela 25ª rodada do Brasileirão Série A e encerrou o incômodo tabu de cinco jogos sem vitórias do time de Luís Castro. Quem se destacou na partida foi Carlos Eduardo, autor dos dois primeiros gols no primeiro tempo. Marçal ampliou na etapa final, com Moisés descontando para o Leão do Pici. Gatito Fernández ainda defendeu um pênalti batido por Robson no começo do segundo tempo, quando o jogo estava 2 a 0.

Assim, o Botafogo acabou com a grande sequência da equipe da casa. Ao contrário do Glorioso, que estava há cinco rodadas sem vencer, o Fortaleza vinha de cinco vitórias consecutivas. Então, apresentava uma campanha de 100% de aproveitamento no returno do Brasileirão Série A. Nesse sentido, com a vitória, o Botafogo ganhou uma posição e foi para a 13º colocação, com 30 pontos. Dessa forma, o Fogão abriu cinco com relação ao Coritiba, o primeiro time no Z4.

PUBLICIDADE

Luís Castro escalou assim o Botafogo. Gatito Fernández; Rafael (Lucas Mezenga), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Lucas Fernandes e Tchê Tchê; Victor Sá (Kanu), Carlos Eduardo (Gabriel Pires) e Jeffinho (Piazon); Tiquinho Soares (Júnior Santos). 

Tiquinho Soares enfim em campo

Logo após quase um mês de sua apresentação, Tiquinho Soares fez a sua estreia pelo Botafogo contra o Fortaleza. Embora ainda não tenha balançado as redes na Arena Castelão, o atacante foi elogiado na transmissão da Globo. Titular, o jogador foi substituído aos 32 minutos do segundo tempo por Júnior Santos.

“É diferente. Ele domina todas, segura pancada, faz o giro, segura para a aproximação dos meias”, avaliou o comentarista Roger Flores, que observou o tempo em que Tiquinho Soares estava parado. Já Paulo Nunes considerou o atacante uma grande contratação do Botafogo, avaliando que o atleta ajuda o time a sair de trás. “Como é importante o que o Tiquinho faz, de sustentar a jogada para que o meia possa se aproximar. O Botafogo tinha dificuldade com isso, agora não. Com esse jogador o time ganha na bola aérea e na movimentação que ele tem entre as linhas do setor defensivo”, comentou.

PUBLICIDADE

Erison emprestado ao Estoril

O centroavante Erison foi repassado ao Estoril, onde ficará até a metade de 2023. Contudo, o empréstimo ao clube português não terá a opção de compra, já que John Textor busca a valorização do atacante conhecido como “El Toro”. Recentemente, havia renovado contrato até 2025. Dessa forma, em suas redes sociais, Erison se despediu do torcedor do Botafogo, desejando um “até logo”.

“Com esse novo ciclo iniciado, não poderia deixar primeiramente de me despedir e agradecer ao Botafogo e aos seus torcedores pelo carinho que sempre tiveram por mim. (…) Lutei por cada jogada como se fosse a última, graças a Deus e aos meus companheiros tive o prazer de marcar e comemorar 15 gols nesse curto espaço de tempo, e por tudo isso dou esse, a princípio, “até logo”, de cabeça erguida e orgulhoso da trajetória que trilhei. (…) Muito obrigado por tudo, sempre, Botafogo”, escreveu Erison.