Antes de mais nada, o Ceará avançou nas conversas para renovar o contrato do goleiro João Ricardo, de 34 anos. As negociações, que foram intensificadas na última semana, correram bem e o clube encaminhou um acordo para a extensão do camisa 1.
O Torcedores.com apurou que o presidente do Ceará, Robinson de Castro, ofereceu contrato até dezembro de 2023. A permanência do arqueiro conta a anuência do técnico argentino Lucho González.
A temporada
Jogos: 47
Titular: 47
Reserva: 0
Gols sofridos: 36
Assistências: 0
Minutos em campo: 4260
Atualmente, o contrato de João Ricardo com o Ceará vai até o fim da atual temporada. Além do vínculo, o jogador também receberá uma valorização financeira. Os valores, por ora, são mantidos sob sigilo por uma questão de estratégia de mercado.
O empresário do jogador, Rafael Brandino, da Victrix Sports, conduz a negociação diretamente com o mandatário alvinegro. O agente também cuida da carreira do atacante Júnior Moraes, do Corinthians, entre outros.
Ainda segundo apurou a reportagem, João Ricardo foi sondado recentemente por clubes da Arábia Saudita. Clubes como o Al-Shabab e Al-Hilal chegaram a manifestar interesse no veterano e buscar informações sobre a situação dele.
Jogos disputados em 2022
Copa Sul-Americana: 7
Campeonato Brasileiro: 25
Copa do Brasil: 6
Copa do Nordeste: 7
Campeonato Cearense: 2
Porém, nenhuma proposta chegou oficialmente ao Ceará. Também por conta desta sondagem e, principalmente, pelo rendimento na Série A do Campeonato Brasileiro, Robinson de Castro acelerou as tratativas para manter o goleiro por mais uma temporada.
João Ricardo é um dos destaques do Ceará no Brasileirão. Com 31 pontos, o Vozão ocupa a 15ª colocação e luta contra o rebaixamento. Recentemente, teve atuações destacadas contra Flamengo e Santos, quando time alvinegro garantiu pontos importantes para seguir na Série A.
A carreira de João Ricardo
Contratado em janeiro de 2021, João Ricardo chegou ao Ceará para assumir a camisa 1 que foi usada pelo ídolo Fernando Prass. Apesar disso, passou a temporada como reserva imediato de Richard que hoje defende o Sport Recife.
Revelado pelo Concórdia-SC, o arqueiro soma passagens por Brusque, Goiânia, Marcílio Dias, Rio Branco-AC, Paysandu, Veranópolis, Icasa, Paraná e América-MG. Fo atuando pelo clube mineiro que João Ricardo ganhou destaque no cenário nacional.
Ao longo da carreira, faturou quatro competições: a Série B do Campeonato Brasileiro (2017 e 2020), o Campeonato Mineiro (2016) e o Campeonato Catarinense (2020). Nesse meio tempo, foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Mineiro de 2016.

