Home Extracampo Champions League: UEFA abre processo contra OM e Eintracht Frankfurt por atos nazistas e racistas

Champions League: UEFA abre processo contra OM e Eintracht Frankfurt por atos nazistas e racistas

Times serão julgados por confusões envolvendo as torcidas na partida válida pela fase de grupos da Liga dos Campeões

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Um dia depois dos atos polêmicos ocorridos no confronto entre Olympique de Marselha e Eintracht Frankfurt pela Champions League, a Uefa anunciou a abertura de um processo disciplinar contra ambos os times. No entanto, o destaque fica para o a sinalização tradicional do nazismo, realizado pela torcida do clube alemão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Enquanto o Frankfurt será julgado pelos atos na Liga dos Campeões, considerados pela UEFA “comportamentos racistas”, os franceses foram enquadrados em cinco acusações. São elas, distúrbios da multidão, bloqueio de locais de passagem pública e uso de objetos pirotécnicos.

O curioso é que ambos os clubes são reincidentes, embora não nos mesmos artigos do código da Uefa. Tanto alemães quanto francesas já foram punidos devido a má conduta dos seus torcedores. Esse fato aumenta e muito a chance de serem novamente considerados culpados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após o acontecido dentro da torcida do Eintracht Frankfurt na Champions League, o clube publicou uma declaração sobre o ocorrido:

“O clube se dissocia total e totalmente do único incidente isolado ocorrido durante a preparação para a partida da Liga dos Campeões da UEFA entre Olympique de Marselha e Eintracht Frankfurt, onde foi feito um gesto semelhante a uma saudação nazista. As ideias antissemitas são totalmente opostas aos valores e raízes categóricos e imutáveis do clube. A pessoa que pode ser vista no vídeo e que ainda não foi identificada relatou por conta própria aos representantes dos torcedores do Eintracht Frankfurt durante a primeira metade da partida e nega enfaticamente a acusação de motivos antissemitas. O Eintracht Frankfurt conduzirá uma investigação detalhada dos eventos e do comportamento da pessoa envolvida.” – Escreveu o clube após o jogo pela Champions League.

Resultado final foi a vitória alemã na Champions League

Enquanto fora de campo o jogo entre os times não teve um destaque positivo, dentro o placar final marcou 1 a 0 para o Eintracht Frankfurt. Com o resultado, o clube alemão está em segundo no grupo, empatado em pontos para o inglês Tottenham, que tropeçou e foi derrotado par ao líder Sporting.

PUBLICIDADE

Já o time francês ainda não venceu na Champions League e está na lanterna do grupo, com zero pontos. Na próxima rodada, o Olympique enfrentará o Sporting, enquanto o Frankfurt terá a difícil missão de fazer frente ao Tottenham de Antonio Conte.

PUBLICIDADE
Better Collective