Home Futebol Com passagem pela base de Palmeiras e São Paulo, goleiro de 16 anos é contratado pela Roma

Com passagem pela base de Palmeiras e São Paulo, goleiro de 16 anos é contratado pela Roma

Renato Bellucci entrou no radar do clube italiano após se destacar pelo Tricolor do Morumbi no Campeonato Paulista Sub-13 de 2019

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, a Roma garantiu a contratação de uma joia do futebol brasileiro: Renato Bellucci Marin, de 16 anos, que chega para reforçar o time o time sub-19 na disputa do Campeonato Italiano da categoria.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Renato Bellucci ficou contrato com o clube italiano pelo período de três temporadas, ou seja, até julho de 2025, com multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 307,5 milhões, pela cotação atual).

O goleiro foi registrado na Federação Italiana de Futebol (FIGC – Federazione Italiana Giuco Calcio), nesta segunda-feira (5). Ele, portanto, está à disposição da comissão técnica para atuar na equipe de juniores.

PUBLICIDADE

“Hoje é um dia especial para mim, com muito orgulho agora estou um jogador da Roma. Agradeço a minha família, meus agentes, todo o staff e os caras que me ajudaram até agora. Agora começo um novo capítulo e vou continuar trabalhando duro para estar pronto”, disse o goleiro em seu perfil no Instagram.

Renato Bellucci chega a Roma para disputar posição com os italianos Filippo Berti (19 anos), Mattia Marsili (19 anos), Gabriele Baldi (18 anos) e Jacopo Del Bello (17 anos). À primeira vista, o brasileiro será a quinta opção para a meta “Giallorossi”.

A cria de Cotia está treinando com o time de juniores há três semanas. Mas somente hoje que a diretoria do clube italiano conseguiu regularizar o atleta em virtude de um documento que precisava ser emitido pelo Consulado do Brasil na Itália.

Ficha técnica

Nome completo: Renato Bellucci Marin

PUBLICIDADE

Data de nascimento: 10/07/2006

Idade: 16 anos

Altura: 1,90m

Peso: 86 kg

PUBLICIDADE

Pé preferido: esquerdo

Ainda segundo apurou a reportagem, a ida de Renato Bellucci não rendeu dinheiro aos cofres do São Paulo. Como o contrato do jogador expirava em dezembro, a diretoria tricolor decidiu antecipar o fim do vínculo imediatamente.

Pelo acordo, a Roma ficará com 80% dos direitos econômicos de Renato Bellucci. O São Paulo, por sua vez, ficará com 20% do passe a fim de conseguir obter algum lucro com alguma negociação no futuro.

A expectativa, agora, é que ele fique à disposição para a partida contra o Napoli, sábado (10), às 18 horas, no Estádio Augusto Bisceglia, pela terceira rodada do Campeonato Italiano Sub-18. A Roma ocupa a 6ª colocação, com sete pontos. Três a menos que a líder Juventus.

PUBLICIDADE

Goleiro estava há dois anos no radar da Roma

Renato Bellucci foi contratado graças a rede de observação, analises e captação da Roma na América do Sul. O goleiro entrou no radar do clube italiano há dois anos. Desde então, a diretoria passou a monitorá-lo de quando atuou pelo São Paulo em competições de base.

O garoto foi um dos destaques do time tricolor no Campeonato Paulista Sub-13 de 2019. Desde então, ele passou a ser agenciado pela empresa de marketing esportivo Sportxmaxi que passou a trabalhar o nome dele no mercado europeu.

A negociação, entretanto, só foi concluída depois que o jogador conseguiu se desvincular oficialmente o Tricolor Paulista. A operação foi concluída com o aval do diretor esportivo de captação da base da Roma, Bruno Conti, que conquistou a Copa do Mundo de 1982 pela Itália.

Com apenas 9 anos, Renato Bellucci iniciou a carreira no futsal do Palmeiras em 2016. Na temporada seguinte, ele migrou para o campo após chamar a atenção pela facilidade como trabalhava com a bola nos pés.

PUBLICIDADE

Dois anos depois, o arqueiro se transferiu para o rival São Paulo. Lá, realizou 17 partidas oficiais com a camisa tricolor no Campeonato Paulista Sub-13. Antes de ser contratado pela Roma, o garoto também estava na mira de clubes como Juventus e Milan.