Tite usará os amistosos contra Gana e Tunísia para avaliar alguns jogadores e definir as possíveis cinco vagas restantes da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2022.
A expectativa é que o treinador escolha mais um zagueiro, um lateral-esquerdo, um meia e duas vagas no ataque (caso ele leve nove atacantes para o mundial). Se ele optar por oito jogadores de frente, a tendência é que ele decida por um homem a mais no meio-campo.
Considerando um cenário com dois laterais de cada lado e quatro zagueiros, a propensão é que Tite defina um lateral para a esquerda e mais um nome para se juntar a Thiago Silva, Marquinhos e Militão.
Nesse enquadramento, Alex Telles e Renan Lodi disputam a vaga para a lateral-esquerda e Bremer, Ibañez e Gabriel Magalhães (que não foi selecionado para os amistosos) correm para garantir o espaço na equipe.
Entretanto, existe a possibilidade de o treinador aproveitar Militão e Fabinho na lateral-direita. Caso isso aconteça, Dani Alves vê sua vaga para a Copa do Mundo ameaçada.
Em uma eventual não convocação do jogador do Pumas, Tite pode levar um meia ou um zagueiro a mais para o Mundial do Catar.
Além dessas funções, o treinador deve fazer um novo teste com o flamenguista Éverton Ribeiro. Ao que tudo indica, o jogador concorre com Coutinho por um lugar no meio-campo da seleção.
Já no ataque, Pedro, Matheus Cunha, Roberto Firmino e Gabriel Martinelli (que ficou de fora da lista para os amistosos) competem pelas vagas remanescentes. Desses quatros, Pedro e Martinelli vivem bons momentos em seus respectivos clubes (Flamengo e Arsenal).
Por outro lado, Matheus Cunha amarga a reserva do Atlético de Madrid, enquanto Firmino não tem o mesmo protagonismo que teve em temporadas anteriores pelo Liverpool.
Opções de convocações para a Copa do Mundo 2022
Em um cenário com três goleiros, quatro laterais, quatro zagueiros, seis meias e nove atacantes, Tite pode levar:
Goleiros: Alisson, Éderson e Weverton.
Laterais: Danilo, Dani Alves, Alex Sandro e Alex Telles (Lodi).
Zagueiros: Thiago Silva, Marquinhos, Militão e Gabriel Magalhães (Ibañez ou Bremer)
Meias: Casemiro, Fabinho, Bruno Guimarães, Fred, Lucas Paquetá e Coutinho (E. Ribeiro)
Atacantes: Neymar, Vinícius Júnior, Raphinha, Antony, Richarlison, Gabriel Jesus, Rodrygo e mais duas vagas (Pedro, Martinelli, Cunha e Firmino).
Já em uma lista com um lateral a menos, o treinador pode acrescentar um meia ou um zagueiro. Com um armador a mais, tanto Coutinho quanto Éverton Ribeiro devem ser convocados.
Se Tite escolher cinco zagueiros, porém, Bremer, Ibañez e Gabriel Magalhães disputam as duas vagas.
Agora, em uma lista com quatro laterais, quatro zagueiros, sete meias e oito atacantes, Pedro, Cunha, Martinelli e Firmino concorrem pelo último lugar para o setor ofensivo.

