Home Futebol Corinthians: Rafael Ramos é absolvido de acusação de racismo

Corinthians: Rafael Ramos é absolvido de acusação de racismo

Lateral corintiano foi alvo de acusação por parte do meio-campista do Internacional

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

No dia 14 de maio, Internacional e Corinthians se enfrentaram no Beira-Rio, pela sexta rodada do Brasileirão. A partida terminou em 2 a 2, mas naquele dia, o placar foi o menos importante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O assunto mesmo foi um caso de racismo envolvendo o lateral-direito português Rafael Ramos e o meio-campista Edenilson, do Inter.

Em uma disputa de bola na lateral do campo, Edenilson alega que foi chamado de “macaco” pelo lateral corintiano. O lateral negou as acusações, mas acabou sendo detido dentro do estádio, sendo liberado em seguida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesta terça, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu Rafael Ramos da denúncia de injúria racial. A decisão foi unânime. Os auditores entenderam que as cinco perícias analisadas no processo foram inconclusivas e por isso, optaram por absolver Rafael Ramos. O Inter pode recorrer da decisão.

O lateral do Timão poderia pegar de cinco a dez partidas de suspensão no campeonato, além de ter que pagar uma multa de até R$ 100 mil. Ele foi denunciado pela Procuradoria do STJD com base no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). A denúncia foi por praticar “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Corinthians se pronuncia

O Corinthians emitiu uma nota oficial após a absolvição de Rafael Ramos. Veja abaixo na íntegra:

PUBLICIDADE

“Na manhã desta terça-feira (13), o atleta Rafael Ramos foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela denúncia de injúria racial contra o atleta Edenilson na partida diante do Sport Club Internacional, em 14 de maio de 2022, pelo Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Após mais de três horas de julgamento, o lateral-direito do Corinthians foi absolvido da denúncia por unanimidade: cinco votos a zero.

O Corinthians reforça o seu compromisso na luta contra o racismo. Desde o início, o clube deu todo o suporte necessário a Ramos e, agora, deseja uma sequência plena nas carreiras desportivas de ambos os atletas.”

Advogado do jogador se pronuncia

Em entrevista ao portal “UOL Esporte”, a defesa do lateral Rafael Ramos, representada pelo advogado Daniel Bialski, ressaltou que a justiça foi feita e que sempre acreditou na inocência do atleta.

“A prova produzida e exibida pela defesa no julgamento hoje realizado somente confirma isso. Com a absolvição, decidida por unanimidade, fez-se Justiça”, disse o advogado.

PUBLICIDADE

Corinthians e Internacional voltaram a se enfrentar no último dia 4, na Neo Química Arena. O jogo terminou em 2 a 2. Havia uma expectativa para o reencontro dos dois jogadores, o que não aconteceu. Ambos começaram na reserva. Rafael Ramos entrou no intervalo, mas saiu machucado aos 10 minutos do segundo tempo. Edenilson entrou aos 18 minutos do segundo tempo.

Better Collective