O Cruzeiro deu mais um passo importante rumo à Série A no ano que vem. Nessa quinta-feira (08), bateu o Operário no Mineirão por 1 a 0, pela 29ª rodada do Brasileirão Série B. Leia agora as principais notícias do Cabuloso.
Raposa bate Operário a vai a 62 pontos
A contagem regressiva para o retorno ao Brasileirão Série A está se encerrando. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Operário, o Cruzeiro saltou para 62 pontos, abrindo 11 com relação ao Bahia, o segundo colocado, e 21 do quinto. Dessa forma, o Cabuloso fica a um ponto dos 63 calculados pelos matemáticos como suficientes para garantir pelo menos um lugar no G4. Edu anotou o gol da vitória aos 46 minutos do primeiro tempo. O lance curioso da partida aconteceu na etapa inicial. O árbitro Douglas Marques das Flores sentiu uma lesão na coxa direita e precisou ser substituído pelo quatro árbitro Michel Patrick Costa Guimarães.
O Cruzeiro atuou com Rafael Cabral, Zé Ivaldo (Geovane Jesus), Oliveira e Eduardo Brock; Matheus Bidu, Willian Oliveira (Pedro Castro), FIlipe Machado, Daniel Jr (Leo Pais) e Jajá (Chay); Bruno Rodrigues e Edu (Luvannor).
Resposta do técnico do Cruzeiro a Renato
O técnico Paulo Pezzolano respondeu à declaração de Renato Portaluppi, que alegou que a Raposa lidera o Brasileirão Série B praticando um futebol de qualidade duvidosa. “Com todo respeito, o Cruzeiro não é aquele time que está jogando um futebol bonito. Mas está liderando. Vai subir”, disse em sua apresentação no Grêmio, na última segunda (05). Dessa forma, o uruguaio comentou as palavras de Renato, em entrevista para a Rádio 98 FM nesta quinta (08).
“Admiro muito Renato Gaúcho como treinador, mas fica aberto: o que é bonito? O que é jogar bonito? É muito pessoal. Para ele, o Cruzeiro não joga bonito, mas para mim jogamos muito bonito. Somos o que tem mais gols na liga, que ataca mais, mais posse de bola, mais triunfos, que se impõe a todos os rivais, somos superiores […] Para mim, jogar bonito, sendo bem prático, é ter sempre mais oportunidades de gols que o rival no jogo. Isso para mim é jogar bonito, porque estou mais perto de ganhar”, avaliou Paulo Pezzolano, que complementou. “Hoje temos nove pontos acima do segundo, 18 pontos acima do quinto. Cara, se não estamos jogando bonito, estamos muito perto”.
Em qual rodada a Raposa pode ser campeã?
Numa situação muito confortável no Brasileirão Série B, o Cruzeiro começa a fazer projeções para o título. De acordo com Gilcione Costa, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Raposa já pode começar a pensar em conquista a partir da 32ª rodada, ainda que as chances sejam bem remotas da equipe celebrar já em Campinas, contra a Ponte Preta em 28 de setembro.
“O Cruzeiro pode ser campeão na rodada 32. Mas a probabilidade é muito pequena: 0,02%. É muito pouco provável. Mas observe, na rodada 33 sobe para 4%, na 34 para para 17%, e chega na rodada 35 com 42% de chance. Na 36ª rodada, contra o Guarani, no Mineirão, as chances vão a 70%”, disse o matemático, em entrevista para o Superesportes. Pela 35ª rodada, a Raposa visita o Vila Nova em 14 de outubro. Já o confronto referido por Gilcione Costa em casa com o Bugre acontecerá na sequência, em data ainda indefinida.
Novo patrocinador
O Cruzeiro atuou com uma camisa amarela em alusão ao bicentenário da Independência, comemorado nesta quarta (07). Além disso, o clube estreou um novo patrocinador abaixo da gola. A empresa de agronegócio GiroAgro, além de estampar o uniforme da equipe, também aparecerá em placas de publicidade nos centros de treinamento e ajudará o Cabuloso a melhorar os gramados dos CTs através de consultorias.

