A seleção espanhola conheceu pela primeira e única vez a maior glória dos campeonatos internacionais, conquistando sua primeira Copa do Mundo em 2010. No entanto, de lá para cá os resultados não têm sido os mesmos, e inclusive, a convocação atual trouxe bastantes dúvidas para a mídia espanhola.
Convocação de Asensio
Asensio já teve muitos minutos dentro de campo defendendo as cores do Real Madrid. O atacante surgiu durante várias temporadas como um substituto de Benzema e até de CR7 na sua época no time merengue. No entanto, no esquema estratégico atual de Carlo Ancelotti praticamente não tem minutos dentro do campo.
Inclusive, na última janela de transferências, o time espanhol cogitou vendê-lo por falta de espaço no elenco. Esta falta de jogo e de protagonismo no seu time seriam suficientes para deixá-lo fora de uma cogitação de Copa do Mundo. Porém, o técnico da seleção espanhola pensou diferente.
A mídia espanhola questionou Luis Enrique sobre a polêmica convocação de Asensio, para o que respondeu: “Não é determinante que joguem nos seus clubes”. Vale a pena destacar que a lista não é oficial para a Copa do Mundo, mas é a última parte dos compromissos finais antes da convocação para o campeonato internacional.
Lista polêmica de convocados
Se a convocação de Marco Asensio causa um certo espanto em quem acompanha o futebol espanhol, não é o único nome pouco comum que apareceu. Um caso bastante similar é o de Carlos Soler, que atualmente defende as cores do PSG e tem poucos minutos em campo. Assim como Jordi Alba ou Ferran Torres.
Por outro lado, um internacional com grande presença no seu time e considerado um líder dentro de La Roja foi deixado de fora: Sergio Ramos. Além de Ansu Fati. Sobre este último, Luis Enrique disse: “apenas jogou um jogo como titular, isso diz alguma coisa”. Uma declaração um tanto contraditória com a primeira.