Home Futebol Empresa responsável pelo VAR na Inglaterra pede desculpas após falha; entenda

Empresa responsável pelo VAR na Inglaterra pede desculpas após falha; entenda

VAR foi envolvido em uma grande polêmica na segunda divisão da Inglaterra; Premier League e Brasileirão utilizam a tecnologia da mesma empresa

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A Hawk-Eye, fornecedora de tecnologia da linha do gol e do VAR nas competições de futebol da Inglaterra (e também do futebol brasileiro), pediu desculpas ao Huddersfield Town e à English Football League (2ª divisão inglesa) depois que o sistema falhou em conceder aos Terriers um empate na derrota de 1 x 0 de domingo para o Blackpool.

PUBLICIDADE

O gol marcado Yuta Nakayama no segundo tempo foi considerado como não tendo cruzado a linha. A Hawk-Eye disse que a bola estava “obturada das câmeras de rastreamento de tecnologia de linha de gol”, o que significa que o árbitro John Busby não recebeu um alerta em seu relógio.

A EFL disse na segunda-feira (5) que estava “incrivelmente frustrada” pelo incidente, mas que o resultado do jogo seria mantido, apesar do fracasso da tecnologia.

PUBLICIDADE

O Huddersfield, que está em segundo lugar na Championship com apenas uma vitória em seus primeiros sete jogos, disse na segunda-feira que queria uma investigação sobre o incidente para garantir que a falha não aconteça novamente.

Cabe ressaltar que o futebol brasileiro não utiliza a tecnologia da linha do gol, mas a Hwk-Eye é responsável pela estrutura da arbitragem de vídeo nos campeonatos da CBF.

Veja a nota oficial da Hawk-Eye, responsável pelo VAR na Inglaterra

“A posição dos jogadores, a trave e o goleiro impactaram a linha de visão das câmeras para a bola em movimento e, como tal, uma decisão não pôde ser determinada pelo sistema.”

“Gostaríamos de assegurar à comunidade do futebol que esta foi uma ocorrência excepcional e continuaremos a revisar os procedimentos operacionais padrão para tal ocorrência com a EFL e a PGMOL (Professional Game Match Officials Limited).

PUBLICIDADE

“O Hawk-Eye enviou recados para a EFL e o Huddersfield Town FC, e gostaria de pedir desculpas a ambas as partes”.