Home Futebol Entenda como o técnico Sebastián Beccacece virou alvo do Santos para substituir Lisca

Entenda como o técnico Sebastián Beccacece virou alvo do Santos para substituir Lisca

Peixe está sem técnico desde ontem, quando anunciou a saída de Lisca, que dirigiu a equipe em apenas oito jogos

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Santos definiu um plano A para o substituto de Lisca, que deixou o comando técnico da equipe nesta segunda-feira (12). Dessa forma, o argentino Sebastián Beccacece é o ficha um do alvinegro praiano para suceder o técnico gaúcho, que dirigiu o Peixe em apenas oito jogos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além de estar disponível no mercado logo após antecipar a rescisão de contrato com o Defensa y Justicia no último domingo (11), Beccacece reúne características que agradam a diretoria do Santos. Afinal, o argentino é discípulo de Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli, de quem foi auxiliar nas seleções do Chile e da Argentina. Além do Santos, a imprensa do país do treinador também o especula no Estudiantes e no Newell’s Old Boys.

Mesmo que tenha apenas 41 anos, Beccacece já soma passagens também por equipes como Universidad de Chile, Independiente e Racing. Pelo Defensa y Justicia, foi campeão da Recopa Sul-Americana contra o Palmeiras no ano passado.

O técnico pretendido pelo Santos possui um temperamento forte e tem como principal característica a construção ofensiva a partir do campo de defesa. Dessa forma, a pressão aos adversários ocorre com velocidade e intensidade.

Técnico pretendido pelo Santos lembra muito Sampaoli

O jeito explosivo de Beccacece combina com o estilo pedido pelo presidente Andrés Rueda, que exige uma mudança de postura da equipe para que atue com mais vontade e entrega. Assim, o argentino é considerado o profissional ideal para trazer a energia faltante ao time e cobrar os atletas nas partidas e nos treinos, numa forma similar à de Sampaoli.

PUBLICIDADE

Beccacece também procura priorizar a posse de bola, num modelo de jogo extremamente construtivo que conta desde a participação do goleiro até o atacante mais agudo na frente. Afinal, o Santos é apenas o 13° entre os times do Brasileirão Série A no quesito, apresentando média de 47% de posse.

Outra característica do argentino que se adequa com a realidade do Peixe é a facilidade em lidar com garotos, já que utilizou muitos jovens no Defensa y Justicia, devido ao baixo potencial financeiro do clube.

Better Collective