Home Futebol Entenda por que Alan, o primeiro reforço do Fluminense da última janela, ainda não estreou pelo clube

Entenda por que Alan, o primeiro reforço do Fluminense da última janela, ainda não estreou pelo clube

Campeão Brasileiro pelo Fluminense em 2010, Alan pode fazer sua reestreia contra o Fortaleza. Atacante tem contrato até junho de 2024

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Primeiro dos três reforços do Fluminense na última janela de transferência, Alan é o único que ainda não estreou. O atacante de 33 anos retornou ao clube com status de eventual substituto do ídolo Fred que se aposentou recentemente do futebol.

PUBLICIDADE

A questão é: por que Alan ainda não atuou com a camisa tricolor? Uma lesão na panturrilha esquerda apontada como “gravíssima” pelo departamento médico do Fluminense. Após 47 dias de tratamento, o jogador pode, enfim, atuar pelo Fluminense.

O atacante chegou ao Rio de Janeiro com aval de Fernando Diniz, mas o treinador ainda não conseguiu colocá-lo em campo. A ideia do comandante tricolor era tê-lo como opção para disputar posição com o argentino Germán Cano.

PUBLICIDADE

O não aproveitamento dele até o momento não foi opção de Fernando Diniz. Mas, sim, uma recomendação do fisioterapeuta Nilton Petrone, o Filé, a fim de garantir a volta do jogador aos gramados somente quando estivesse 100% fisicamente.

Alan foi regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF em 5 de agosto e, desde então, ficou de fora de cinco jogos na Série A do Campeonato Brasileiro: Cuiabá, Internacional, Coritiba, Palmeiras e Athletico Paranaense.

Ao chegar como estrangeiro, Alan passou a ocupar uma das cinco vagas para jogadores de outras nacionalidades do elenco do Fluminense. Atualmente, o técnico Fernando Diniz conta com Jhon Arias, Mario Pineida, Germán Cano e Michel Araújo.

Estrangeiros no elenco do Fluminense

Mario Pineida (Equador)

PUBLICIDADE

Jhon Arias (Colômbia)

Germán Cano (Argentina)

Michel Araújo (Uruguai)

Alan (China)

PUBLICIDADE

Alan não atua há sete meses

A última equipe de Alan foi o Guangzhou Evergrande, da China, com quem rescindiu. Sem disputar uma partida oficial desde o dia 1º de fevereiro, Alan ele jogou apenas 45 minutos na derrota da China por 3 a 1 para o Vietnã pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo.

Desde então, ele não entrou mais em campo. A última vez que marcou um gol foi no dia 11 de agosto de 2021, no triunfo do Guangzhou Evergrande sobre o Qingdao Huanghai por 5 a 0 pela 14ª rodada do Campeonato Chinês.

Antes de acertar com o Fluminense, Alan começou a treinar por conta própria no Rio de Janeiro. Após algumas conversas com o presidente Mário Bittencourt, o atleta definiu seu retorno ao Tricolor das Laranjeiras.

Os números de Alan pelo Fluminense

Tempo de clube: 2008 a 2010

PUBLICIDADE

Jogos: 85

Gols: 26

Vitórias: 31

Empates: 29

PUBLICIDADE

Derrotas: 25

Minutos em campo: 3564

Títulos: 1 (Campeonato Brasileiro de 2010)