F1 vai ter mais Sprints Races a partir da temporada 2023
Sedes das Sprints Races ainda não foram divulgadas. A expectativa interna é de que a Fórmula 1 (F1) tenha mais emoção com a mudança
Bryn Lennon/Getty Images
A Fórmula 1 (F1) oficializou, nesta terça-feira (27), que vai aumentar, de três para seis, o total de Sprints Races a ser realizado por temporada.
A mudança entra em vigor a partir de 2023. As sedes, entretanto, ainda não foram confirmadas.
De acordo com o CEO da categoria, Stefano Domenicali, a novidade será um ganho para o campeonato mundial.
“A Sprint Race promove ação durante três dias com todos os pilotos disputando alguma coisa, desde o começo, na sexta-feira, até o evento principal, nos domingos, acrescentando mais emoção e drama nos fins de semana”, avaliou.
Ainda conforme o dirigente, a mudança foi um apelo de público, profissionais da F1 e empresas que estampam a marca na competição de automobilismo.
“O retorno dos fãs, equipes, patrocinadores e parceiros tem sido altamente positivo e o novo formato é um acréscimo para a nova dimensão da F1”, afirmou Domenicali.
As Sprints Races são realizadas desde a temporada 2021. Silverstone, Monza e Interlagos foram os circuitos selecionados.
Em 2022, a organização manteve Interlagos e Ímola, mas trocou Silverstone pelo Red Bull Ring, circuito que fica na Áustria.
“A confirmação de que seis sprints races vão ser realizadas a partir de 2023 é mais um exemplo de como a categoria segue crescendo e prosperando no mais alto nível do esporte a motor”, completou Mohammed Bem Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
BREAKING: F1 Sprint confirmed to feature at six race weekends from 2023 onwards#F1 pic.twitter.com/94N96qsjaw
— Formula 1 (@F1) September 27, 2022
O que são as Sprints Races?
As Sprints Races são corridas mais curtas e realizadas aos sábados, ou seja, na véspera das corridas principais.
Além disso, valem menos pontos nos campeonatos de piloto e construtores da F1.
Pré-temporada 2023 da F1 também é confirmada
A pré-temporada do torneio está prevista para ocorrer de 23 a 25 de fevereiro, no Bahrein. 20 pilotos distribuídos entre 10 escuderias vão participar do evento esportivo.
O país asiático, inclusive, também vai sediar a primeira corrida da próxima edição de F1. A prova está marcada o dia 5 de março.

