Home Futebol Final da Champions League nos Estados Unidos é vista com bons olhos; entenda

Final da Champions League nos Estados Unidos é vista com bons olhos; entenda

Promotores norte-americanos querem levar decisão da principal competição europeia para os EUA; apoio à iniciativa existe na Uefa e associação de clubes

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Uma final da Champions League fora da Europa? Por enquanto, tal possibilidade não existe, mas o futuro pode indicar que a principal competição de clubes do Velho Continente possa acontecer num lugar fora da região. Neste caso, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uma matéria do jornal espanhol As indica que há uma possibilidade aventada no futuro para que os EUA sediem a final da Liga dos Campeões num futuro próximo. Tal ideia teria o apoio da Uefa e da ECA (Associação de Clubes Europeus), entidade esta que agrega os principais times do continente. O principal fator que poderia levar a isto seria o financeiro.

Recentemente, os direitos de transmissão do torneio foram vendidos no mercado americano por mais de US$ 1 bilhão para o grupo Viacom/Paramount. O desejo de ver a Champions ganhar mais popularidade no país move para que haja um possível investimento em trazer a decisão do certame para ser jogada ali, tanto em termos de audiência quanto em bilheteria e arrecadação com a exibição do jogo. A Uefa tem uma empresa parceira nos EUA, a Relevent Group, que poderia ‘abrir caminho’ para que isto aconteça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disto, indica o jornal, há uma série de promotores de eventos que estariam de olho na chance de ver a Liga dos Campeões ser decidida na América. O sucesso das turnês dos gigantes europeus em solo americano (como a International Champions Cup) motivaria as empresas o bastante para convencer a entidade que rege o futebol europeu a decidir realizar a final de seu principal certame fora da Europa.

DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJNbUxyNnBYaiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Não há uma data estabelecida para que a Champions League possa ter a chance de ter sua decisão jogada nos Estados Unidos. Mas os números relativos ao crescimento do futebol no país e os lucrativos contratos de TV podem fazer com que, a partir de 2024, quando a competição se reformulará, tal chance seja vista com melhores olhos por parte de todos os envolvidos.

PUBLICIDADE
Better Collective