O Independiente Del Valle enfrentará o São Paulo, na final da Sul-Americana, com uma equipe veloz no ataque e superioridade númerica no sistema defensivo, conforme revela a publicação de Thiago Braga (Uol Esporte) desta quinta-feira (29).
Federico Bocchio, jornalista e analista tático da Football Data Agency, explicou para Braga que o adversário do Tricolor na final do torneio continental é uma equipe “que domina todas as fases do jogo, as transições ofensivas e defensivas. Os jogadores mudam de posição e de função constantemente”.
Além disso, destacou que “Gaibor e Faravelli são fundamentais para o funcionamento da equipe”. São opção de passe ou abrem espaço para os companheiros”.
Em relação ao sistema defensivo, Bocchio disse ao Uol que “o trio de zaga permite superioridade numérica para ter uma saída de bola limpa. Podem tanto conduzir a bola como achar passes para quebrar as linhas de marcação adversária”.
O analista acrescenta também que os zagueiros do Del Valle estão habituados a defender em “espaço amplo” e “campo aberto”.
“Na maior parte do jogo, o Del Valle defende em bloco médio, onde se sente cômodo para roubar bolas, se proteger das bolas longas e pressionar os jogadores adversários que recebem a bola. Na intermediária é onde a equipe mais recupera a posse”, disse Bocchio a Thiago Braga.
Sobre o elenco, os principais nomes do time equatoriano são: Ramírez (goleiro), Richard Schunke (zagueiro), Junior Sornoza (atacante), Lorenzo Faravelli e Lautaro Díaz (atacante).
Projeto do Independiente Del Valle, adversário do São Paulo na final da Sul-Americana
Ao Uol Esporte, Fernando Estrada, jornalista equatoriano, explicou que o projeto do clube é financiado por meio da formação de jogadores. De acordo com ele, alguns atletas jogam por um período na equipe principal antes de serem transferidos, como Hincapié (Bayer Leverkusen – Alemanha) e Moisés Caicedo (Brighton – Inglaterra).
Estrada destaca que os proprietários do clube possuem potencial econômico importante para sustentar esse sistema.
Nos últimos anos, o Del Valle conquistou a Sul-Americana de 2019, o vice da Libertadores de 2016 e a Libertadores Sub-20 em 2020.
Atualmente, a equipe ocupa a segunda posição do Campeonato Equatoriano, com 23 pontos, dois a menos que o Aucas, líder da competição.

