Home Futebol Flamengo é o clube brasileiro que mais faturou no mercado da bola na década; veja o ranking

Flamengo é o clube brasileiro que mais faturou no mercado da bola na década; veja o ranking

Seguido pelo Santos, o Flamengo lidera o ranking de equipes que mais arrecadaram com vendas de jogadores nos últimos 10 anos

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

A janela de transferência do mercado da bola este ano foi intensa. E não apenas esta que fechou em setembro, mas também, a do início do ano. E independente se são jogadores da categoria de base ou atletas que já atuam pelas equipes profissionais, o valor inflacionado que as equipes precisam pagar nos principais nomes do futebol tem feito clubes garantirem o ano, quando o assunto são as finanças, como no caso do Flamengo, que foi o melhor brasileiro neste quesito.

PUBLICIDADE

Porém, quando o assunto é arrecadação com jogadores em todo o mundo, quem dá aula é o Monaco, da França. O clube conseguiu a “fama” de “melhor negociador”, sendo a principal equipe que mais conseguira bons negócios na venda de jogadores, segundo o levantamento de dados do “Transfermkt”, especializado na cobertura do Mercado da Bola Internacional. E, dentro desse estudo, foi levantado que o Flamengo arrecadou até mesmo mais do que o Palmeiras na questão de venda de atletas.

A plataforma divulgou que o Monaco foi quem liderou o ranking mundial de faturamento com a venda de jogadores no mercado da bola, dentro dos últimos dez anos. O time arrecabou 1,1 bilhão de euros (R$5,6 bilhões, na atual cotação), desde a janela de transferências de 2013-14. Um valor gigante para o clube francês. No Brasil, o Flamengo é quem aparece na ponta (estando na 56ª colocação da lista), faturando 267,4 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão), desde 2013.

PUBLICIDADE

O ranking brasileiro liderado pelo Flamengo ainda tem o Santos na segunda colocação (58º geral), seguido por São Paulo (62º), Grêmio (78º), Palmeiras (82º) e Corinthians (85º), todos entre os 100 primeiros do ranking mundial. No caso do líder da tabela, o Monaco, 16% do valor corresponde ao negócio de venda de Mbappé ao PSG, em 2018, por 180 milhões de euros. O Rubro-negro e o Peixe, também, fizeram bons negócios “exportando” Neymar, Vinícius Júnior, Rodrygo, entre outras joias.

No pódio mundial, onde o Flamengo ou qualquer outro brasileiro não aparecem no top 10, o Transfermarkt revelou que os times que mais arrecadaram, além do Monaco, foram o Chelsea (2º – 1,09 bilhão de euros), a Juventus (3º – 1,09 bilhão), Benfica (4º – 1,08 bilhão), o Real Madrid (5º – 974,2 milhões de euros), o Barcelona (6º – 968,8 milhões), Atlético de Madri (7º – 939,3 milhões), o Borussia Dortmund (8º – 906,8 milhões), a Roma (9º – 864,4 milhões) e o Ajax, da Holanda (10º – 831,8 milhões).