Home Futebol Flamengo repete estratégia do Palmeiras na temporada passada por título na Libertadores 2022

Flamengo repete estratégia do Palmeiras na temporada passada por título na Libertadores 2022

Perto de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores, o Flamengo aderiu estratégia de Abel Ferreira para tentar ser campeão

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

O Flamengo está em duas finais de copas e conseguiu uma rápida ascensão desde que Dorival Júnior assumiu o comando técnico da equipe. Com a saída de Paulo Sousa, o Rubro-Negro conseguiu se reorganizar, mas o estrago causado pelo mau desempenho no início do torneio não conseguiu ser recuperado, por mais que passassem algumas na vice-liderança, atrás do Palmeiras. Porém, a distância para o topo da tabela já era grande.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora perto de disputar a final da Copa Libertadores contra o Athletico, o Flamengo adotou uma estratégia parecida com a que o Palmeiras realizou na última temporada, quando venceu a competição continental: deixar o Brasileirão Série A de lado. Em 2021, quando o torneio chegou à 27ª rodada, o Verdão estava 13 pontos atrás do Atlético-MG, líder do campeonato. E como a prioridade era a conquista do torneio onde seria finalista contra o próprio Flamengo, a equipe de Abel Ferreira acabou deixando o nacional de lado.

Dorival Júnior aderiu à mesma ‘tática’. Ao ver o líder Palmeiras abrir 12 pontos de vantagem, o Flamengo deve poupar seu elenco principal para as Copas. Tanto a do Brasil quanto a Libertadores. O time perdeu para o Corinthians com o time B, empatou com o Palmeiras usando o mesmo elenco e teve resultado semelhante contra o Ceará. Agora, a derrota para o Fluminense fez com que o time ‘abandonasse’ de vez o Brasileirão Série A e focasse na possível conquista dos dois torneios onde é finalista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ainda com calendário de jogos apertado, o Flamengo deve seguir com time mesclado até as decisões da Copa do Brasil, contra o Corinthians, que irá acontecer em outubro, e contra o Athletico-PR, pela Copa Libertadores, no mesmo mês, com a final que será definida em Guayaquil.

Better Collective