Flamengo e Fluminense fazem mais um Fla-Flu neste domingo, pela 27ª rodada do Brasileirão Série A, e, embora seus resultados nos últimos anos tenham sido mais brilhantes, o Rubro-Negro tem enfrentado dificuldades no tradicional clássico: tentar vencer dois em seguida pela primeira vez desde 2020.
O Flamengo, ainda sob o comando de Paulo Sousa, venceu o duelo pela oitava rodada, no primeiro turno, por 2 a 1 – Cano abriu o placar pelo Flu, mas Gabi e Andreas Pereira marcaram os gols da vitória rubro-negra.
Antes desse jogo, porém, o Fluminense emendou cinco Fla-Flus seguidos sem perder, com quatro vitórias – duas pelo Brasileirão de 2021 e duas pelo Carioca deste ano e um empate por 1 a 1, na finalíssima do Estadual, que garantiu o título e evitou o tetracampeonato do clube da Gávea.
A última vez que o Flamengo venceu clássicos em seguida foi em 2020, quando venceu as duas partidas da final do Estadual, logo após a interrupção provocada pela pandemia de covid-19, e depois ganhou por 2 a 1 pelo primeiro turno do Brasileirão Série A. No returno, porém, o Fluminense venceu.
Nesta semana, os rivais viveram destinos diferentes na Copa do Brasil – o Flamengo se classificou para a final ao vencer novamente o São Paulo, por 1 a 0, no Maracanã, enquanto o Fluminense foi eliminado pelo Corinthians com uma derrota por 3 a 0 na Neo Químia Arena, em São Paulo.
O duelo deste domingo é decisivo para as pretensões das equipes no Brasileirão: com 45 pontos, os rivais estão empatados na terceira posição, a nove pontos do líder Palmeiras, que também tem clássico no domingo, contra o Santos, no Allianz Parque. Quem se der melhor no jogo do Maracanã, às 16h, pode secar o primeiro colocado, já que a partida em São Paulo começa apenas às 18h30.

