| FOR | 3-2 | FLA |
|---|
Nesta quarta-feira (28), em jogo válido pela 28ª rodada do Brasileirão Série A na Arena Castelão, o Flamengo sofreu gol no último lance do jogo e acabou saindo derrotado por 3 a 2.
Com o resultado, o rubro-negro caiu para a 5ª posição do Brasileirão com 45 pontos somados. Do outro lado, o Fortaleza avançou para a 12ª posição, com 34 pontos.
Diferentemente das características habituais, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda adotou um comportamento mais defensivo, compactando as linhas no próprio campo e abrindo mão da posse de bola.
Com esta estratégia e apenas 25% de posse durante todo o primeiro tempo, o Fortaleza apostou no contra-ataque e conseguiu ser efetivo aos 18 minutos, em lance que surgiu no erro de Rodinei.
Pedro Rocha tomou a bola do marcador adversário e aproveitou também a transição lenta do rubro-negro para deixar David Luiz, João Gomes e Léo Pereira para trás, carregando até dentro da área para tocar na saída do goleiro Santos.
Mesmo com o domínio da posse de bola, o Flamengo teve um desempenho fraco nos primeiros 30 minutos, quando havia finalizado apenas uma vez. Mas o rubro-negro conseguiu reagir na reta final ao aproveitar as oportunidades.
Aos 32′, Ronald recuou errado no campo defensivo e deixou Gabigol livre no corredor esquerdo. O artilheiro passou pelo volante Marcelo Benevenuto e chutou firme no canto, contando com o erro no movimento de Fernando Miguel para empatar o jogo.
Nos acréscimos do primeiro tempo, a equipe de Dorival Júnior, com mais presença no terço final do campo, conseguiu a virada. Matheusão foi lançado por David Luiz e acabou sendo derrubado por Marcelo Benevenuto dentro da área. Gabigol deslocou o goleiro e foi às redes.
Fortaleza teve nova postura no segundo tempo para superar o Flamengo
Os técnicos realizaram mudanças para o segundo tempo, com Filipe Luís saindo para a entrada de Ayrton Lucas pelo Flamengo, enquanto Moisés foi acionado no lugar de Ronald no Fortaleza.
Contudo, a equipe comandada pelo técnico Vojvoda retornou com mais intensidade e surpreendeu o rubro-negro logo os cinco minutos com o gol de empate.
Após falha na saída de bola do Flamengo, o artilheiro Thiago Galhardo recebeu pela direita e passou com facilidade por Léo Pereira. No toque para trás, Pedro Rocha surgiu livre para bater rasteiro no canto esquerdo e vencer o goleiro Santos.
No restante do segundo tempo, as duas equipes tiveram chances reais. Aos 20′, João Gomes teve espaço para chutar de fora da área e a bola quase entrou no canto esquerdo. Do outro lado, Ayrton Lucas errou fatalmente na saída de jogo e Santos teve que sair para evitar o gol da equipe cearense.
A reta final repetiu as estratégias do primeiro tempo com o Fortaleza apostando mais nos contragolpes, enquanto o Flamengo tentava chegar explorando as pontas. Dorival Júnior promoveu a entrada do experiente Diego e do jovem Pedrinho.
No entanto, os acréscimos ficaram marcados por uma pressão considerável do Fortaleza no campo ofensivo, e a equipe de Vojvoda buscou o gol da virada aos 49 minutos do segundo tempo com Caio Alexandre, aproveitando rebote do goleiro Santos dentro da área.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 3-2 FLAMENGO
Data: 28/09/2022, 19:00
Estádio: Castleão
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliar 1: Neuza Inês Back (SP)
Auxiliar 2: Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: 1T 18′ P.Rocha (FOR); 1T 32′ Gabigol (FLA); 1T 49′ Gabigol (FLA); 2T 6′ Pedro Rocha (FOR); 2T 49′ Caio Alexandre (FOR)
Substituições – FOR: Moisés (Ronald); Depietri (Pedro Rocha); Lucas Sasha (L.Crispim); Otero (Hércules); S.Romero (T.Galhardo)
Substituições – FLA: Ayrton Lucas (F.Luís); Matheusinho (Rodinei); Petterson (Matheusão); Diego (V.Hugo); Pedrinho (M.França)
Fortaleza (4-4-2): Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Emanuel Britez e Juninho Capixaba; Ronald, Caio Alezandre, Hércules e Lucas Crispim; Pedro Rocha e Thiago Galhardo. (Técnico: Vojvoda)
Flamengo (4-4-2): Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Victor Hugo e Matheus França; Gabi e Mateusão. (Técnico: Dorival Júnior)

