O Grêmio subiu uma posição na tabela após a 28ª rodada do Brasileirão Série B. A dura vitória contra o Vila Nova, na última sexta-feira (2), fez com que o Tricolor Gaúcho ultrapassasse o Vasco, que por sua vez foi derrotado pelo Brusque no sábado, ficando a três pontos atrás do vice-líder Bahia e abrindo seis pontos de diferença do Londrina, primeira equipe fora do G4.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das mais prestigiadas do Brasil, fez projeções que apontam que o clube que alcançar 66 pontos terá seu acesso garantido ao Brasileirão Série A. Portanto, o Grêmio, que atualmente conquistou 47 pontos, precisaria de mais 19 para atingir a pontuação necessária.
Partindo do princípio das contas, para o Imortal alcançar a pontuação mínima para o acesso, seis vitórias e um empate seriam suficientes. O aproveitamento do clube hoje é de 55,9%, e o time gremista precisaria aumentar esta média para 57,8%.
Levando em consideração a pontuação do Londrina, quinto posicionado, bastariam 42 pontos para o Grêmio marcar presença entre os quatro primeiros, o que representaria 50% de aproveitamento no momento atual da competição –os 41 do clube do paranaense mais um ponto, o que asseguraria os tricolores entre os quatro primeiros.
Fazendo uma projeção dos 50% ao final da temporada, seriam necessários somente 57 pontos na 38ª e última rodada para que o Grêmio confirmasse sua volta ao Brasileirão Série A. Sendo assim, mais quatro vitórias fariam com que o Tricolor Gaúcho alcançasse o número de pontos necessários e voltasse para a elite do futebol brasileiro.

