Acompanhe agora o resumo de notícias do futebol com as principais publicadas no Torcedores.com na tarde desta quarta-feira (14), para que os leitores sigam bem informados com as novidades.
Confira as principais notícias do futebol:
Lei do ex e quebra de jejum
Na primeira vez em que enfrentou o ex-clube, Haaland não perdoou e colocou a “lei do ex” em ação. Assim, o norueguês marcou um golaço de voleio à la Ibrahimovic contra o Borussia Dortmund, determinando a virada e da vitória do Manchester City por 2 a 1 sobre os alemães na Inglaterra, pela fase de grupos da UEFA Champions League.
Já Neymar acabou com o jejum de não marcar desde dezembro de 2020 pela principal competição continental. Assim, o brasileiro anotou o terceiro na vitória, também de virada, por 3 a 1 sobre o Maccabi Haifa, em Israel. Messi e Mbappé anotaram os outros dois.
Valor de clube inglês por Abel Ferreira
O técnico do Palmeiras recebeu no começo da semana uma proposta do Brighton, que disputa a Premier League. Porém, o UOL Esporte informou que o português rechaçou o convite da equipe inglesa. Conforme o jornalista Vinicius Nicoletti, da ESPN, as cifras oferecidas pelo time europeu representavam a metade do que Abel Ferreira recebe no Palmeiras. Dessa forma, o Brighton deve ir atrás de Jorge Sampaoli, atualmente sem clube.
Mais um jornalista processado por Abel Ferreira
Além de Mauro Cezar Pereira, o português Abel Ferreira moveu ação na Justiça contra outro jornalista. Assim, Luis Augusto Simon, o Menon, também foi processado pelo técnico Abel Ferreira, segundo informações do portal Nosso Palestra. Em sua coluna no UOL Esporte de 15 de julho, Menon comparou o treinador palmeirense com José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, ao alegar que Abel Ferreira lida com os jogadores como os europeus faziam com os indígenas ao “ensinar, domesticar, colonizar”. Nesse sentido, a referência foi à forma como o técnico reagiu a um episódio de indisciplina envolvendo Gabriel Verón, flagrado numa festa antes do confronto com o São Paulo pela Copa do Brasil.
“Abel se orgulha de ser português. Se orgulha de ser europeu. Abel Ferreira tem orgulho da colonização portuguesa na África? Quantos e quantos mortos em Angola e Moçambique? E o que a europeia Bélgica fez no Congo?”, escreveu Menon. Desse modo, a ação do técnico do Palmeiras contra o jornalista do UOL tramita desde segunda (12) na na 17ª Vara Cível de São Paulo.
Advogado de Mauro Cezar se manifesta
Mauro Cezar Pereira é outro que está sendo processado por Abel Ferreira, por críticas parecidas com as de Menon, ao considerar que Abel demonstrou “visão de colonizador”. “Eles falam em um tom como se estivéssemos em 1500 novamente, chegaram aqui nas caravelas, não é assim”, declarou à rádio Jovem Pan. A justificativa do processo é que as opiniões dos comentaristas “extrapolaram os limites das liberdades de expressão e de imprensa, violando o direito à honra do Sr. Abel Ferreira”. Assim, o português pede 50 mil reais de indenização para cada um dos dois jornalistas, além de retratações públicas.
Em entrevista ao Lance!, o advogado de Mauro Cezar, João Henrique Chiminazzo, revelou ainda não ter sido notificado da ação do técnico do Palmeiras. “A única coisa que podemos afirmar nesse momento é que o Mauro Cezar não ofendeu a honra de ninguém e muito menos cometeu qualquer crime”, declarou, complementando: “Na qualidade de membro da imprensa, ele usou o seu direito constitucional da liberdade de expressão para comentar fatos, sem fazer qualquer tipo de ataque pessoal, como está sendo insinuado”.
Comitê de Gestão do Santos veta Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo chegou a estar próximo de retornar ao Santos, depois de conversar com o presidente Andrés Rueda. Contudo, o técnico foi vetado pelo Comitê de Gestão do clube. Conforme o jornalista Lucas Musetti Perazolli, do UOL, a votação foi de quatro a dois contra Luxemburgo. Porém, o mesmo CG não descarta contratá-lo como executivo de futebol a partir do ano que vem.
Saudações nazistas em Milão
Torcedores do Dínamo Zagreb foram flagrados fazendo saudações nazistas pelas ruas de Milão. A equipe croata estava na Itália para o confronto com o Milan pela fase de grupos da UEFA Champions League, nesta quarta (14). Conforme o Gazzetta dello Sport, 14 membros deste grupo que foram presos estavam com facas e paus. O time italiano venceu por 3 a 1 no San Siro.

