Home Futebol Jogadores do Irã protestam e podem ficar fora da Copa do Mundo

Jogadores do Irã protestam e podem ficar fora da Copa do Mundo

Jogadores iranianos se manifestaram politicamente nas redes sociais e no amistoso contra o Senegal

Victor Meira
Com formação em Ciências Sociais e Jornalismo, Victor Meira é um dos editores do Torcedores.com com passagens no Eu Quero Investir, JC Concursos e Esportudo.

O Irã vive uma crise social e política há menos de 60 dias para a Copa do Mundo 2022 após a morte de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos presa e depois morta por não utilizar um véu para cobrir a sua cabeça, o que viola as regras de vestimentas do país islâmico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a ONG Iran Human Rights, nas últimas duas semanas, quase 80 pessoas morreram durante os protestos no país asiático, que já prendeu mais de 1,2 mil pessoas. 

Com um cenário tão quente, os jogadores da seleção iraniana se posicionaram a favor dos manifestantes. Ontem (27), durante o amistoso contra o Senegal, na Áustria, os jogadores vestiram um agasalho negro em forma de luto. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Hoje (28), os atacantes Mehdi Taremi (Porto-POR), Sardar Azmoun (Bayer Leverkusen-ALE), Karim Ansarifard (Omonia, do Chipre) e Vahid Amiri (Persepolis, do Irã) usaram as suas redes sociais para se manifestarem. Os atletas substituíram suas fotos por um fundo todo preto.  

O Irã é uma ditadura teocrática. Diante disso, a federação local proíbe qualquer tipo de manifestações políticas por parte dos jogadores. Inclusive, eles podem ser suspensos da seleção e, até mesmo, ficar fora da Copa do Mundo 2022.

Grupo do Irã na Copa do Mundo 2022

O Irã está no Grupo da Copa do Mundo 2022 ao lado de Inglaterra, Estados Unidos e País de Gales. Os iranianos estreiam contra os ingleses no dia 21 de novembro.

PUBLICIDADE
Better Collective