Home Mídia Esportiva e bastidores Jornalistas homenageiam Silvio Lancellotti, morto nesta terça; confira

Jornalistas homenageiam Silvio Lancellotti, morto nesta terça; confira

Comentarista se tornou renomado na imprensa esportiva ao ajudar a popularizar o Campeonato Italiano na TV brasileira

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

A morte de Silvio Lancellotti comoveu os jornalistas esportivos e também quem acompanhou por anos seus comentários das partidas do Campeonato Italiano. Notório especialista de futebol e da culinária do país da bota, o jornalista e arquiteto por formação faleceu nesta terça-feira (13), aos 78 anos, logo após sofrer uma parada cardíaca em São Paulo. Ele estava há uma semana internado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, vários colegas que trabalharam com Lancellotti prestaram homenagens nas redes sociais. O narrador Silvio Luiz, com quem atuava nas históricas transmissões do futebol italiano na Bandeirantes nos anos 80 e 90, relatou que foi Everaldo Marques quem lhe comunicou da morte do amigo. “Deus o tenha e nossa solidariedade à família”, escreveu o locutor.

O próprio Everaldo também lamentou. “Triste pela perda do querido Sílvio Lancellotti, um pioneiro nas transmissões do futebol internacional na TV brasileira, ao lado de Silvio Luiz. Na ESPN, estivemos juntos várias vezes no beisebol e na PRIMEIRA transmissão de futebol americano que fiz. Que Deus conforte a família”, postou o narrador do Grupo Globo.

https://twitter.com/everaldomarques/status/1569811938099576833

Paulo Andrade também tornou públicas as condolências. “Faleceu o grande Silvio Lancellotti. Trabalhamos juntos por anos e anos na ESPN, dividimos o Futebol no Mundo, Bate-bola e transmissões do Campeonato Italiano. Sua alegria, versatilidade, inteligência e lendárias histórias jamais serão esquecidas. Obrigado por tudo”, publicou o narrador.

Já Mauro Cezar Pereira postou um vídeo de Silvio Lancellotti e homenageou o colega. “Grande jornalista. Grande companheiro. Grande trajetória em nossa amada profissão. Aprendemos muito com você, Silvio Lancellotti. Na peleja do jornalismo, você fez vários tentos. Tabelar contigo foi uma honra. Grazie!”, escreveu.

PUBLICIDADE

Outros profissionais com passagens pela ESPN se recordaram do jornalista. O repórter André Plihal deixou a sua mensagem. “Sílvio Lancellotti foi um grande jornalista e um generoso amigo. Sempre demonstrou imenso carinho por mim. Que a passagem seja a mais tranquila possível”. Paralelamente, Arnaldo Ribeiro escreveu: “Grande Silvio Lancellotti ! Fará muita falta”. O especialista em futebol alemão Gerd Wenzel fez o seu tributo dessa forma: “Tristeza imensa aqui e agora. Sílvio de tantas jornadas juntos na ESPN Brasil. Foi, é e continuará sendo uma inspiração perene para mim”.

Já Mário Marra recordou. “E não foi pequena a surpresa e a satisfação quando meu telefone registrou uma mensagem do grande Silvio Lancellotti no dia do meu aniversário. Muito da minha paixão por futebol internacional veio de tanto ver, aprender e me divertir com os comentários dele. Um grande”. Ubiratan Leal escreveu o seguinte: “Silvio Lancellotti nos deixou. Um grande da imprensa esportiva, ciceroneou o torcedor brasileiro pelo universo do futebol internacional. Foi ainda referência na gastronomia e um grande amante de beisebol. E, acima de tudo, tinha um coração do tamanho de sua amada Sicília”.

PUBLICIDADE

O apresentador Alex Tseng fez uma brincadeira ao se referir a ele e a Paulo Andrade, numa foto em que estão com o comentarista, romancista e culinarista no cenário o programa Futebol no Mundo, da ESPN. “Silvio Lancellotti nos deixou. Ao lado de Silvio Luiz e Giovanni Bruno, formou um trio que marcou e formou gerações de amantes do Campeonato Italiano. Na foto, um dos momentos de Silvio com 2 alunos iniciantes que reverenciavam o mestre. Descanse em paz, Silvio”, postou.

Gian Oddi publicou: “Silvio Lancellotti foi uma grande referência. A paixão pela Itália, e sua cultura, fez com que fosse bem além do esporte ao falar de futebol. Inteligente, equilibrado e sempre muito generoso com os colegas. Vai deixar grandes histórias e muitas saudades. Forte abraço à família”. Por fim, o comentarista Leonardo Bertozzi postou: “Recebo com enorme pesar a notícia do falecimento do querido Silvio Lancellotti, uma inspiração e referência para os fãs de futebol italiano e internacional no Brasil. Foi nossa companhia durante tantas manhãs, e nos deu a honra de ser colega de trabalho na ESPN. Paz aos amigos”.

PUBLICIDADE
Better Collective