Liga Forte Futebol do Brasil: clubes usam Premier League como exemplo para divisão de receitas no país
Atlético-MG, Athletico Paranaense, Fluminense e outros clubes que fazem parte da Liga cobram uma divisão mais equilibrada das receitas do futebol brasileiro
Divulgação
Quando a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) foi criada, diversos clubes recusaram a adesão, por não concordar com vários termos, principalmente por conta do rateio dos direitos de transmissão. E nesta quinta-feira (22), algumas dessas equipes emitiram uma nota oficial no Twitter, com hashtag #LigaForteFutebol.
Atlético-MG, Athletico Paranaense, Ceará, Fluminense, Goiás, Náutico, entre outros, replicaram o mesmo texto, que tem também uma imagem que evidencia os valores que os clubes da Premier League recebem, citando que a diferença entre a maior receita e menor, em termos de direitos de transmissão, é de 1,5x.
Confira a nota abaixo
Na Premier League o clube de maior receita recebeu 153M e o de menor 101M. Diferença de 1,5x. Os fatos mostram que uma divisão mais equilibrada gera mais competitividade e mais receitas. Esse é o conceito em que acreditamos e o motivo pelo qual fazemos parte da #LigaForteFutebol. pic.twitter.com/TiKCtY6mVR
— Atlético (@Atletico) September 22, 2022
Clubes que fazem parte da Liga Forte Futebol do Brasil
Atualmente 25 clubes fazem parte da Liga, com equipes que não aderiram à Libra:
- Atlético MG
- América-MG
- Atlético-GO
- Avaí
- Brusque
- Chapecoense
- Coritiba
- Ceará
- Criciúma
- CRB
- CSA
- Cuiabá
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Internacional
- Juventude
- Londrina
- Náutico
- Operário
- Sampaio Corrêa
- Sport
- Vila Nova
- Tombense
LFF x Libra
Um dos principais diferenciais das propostas das Ligas é em relação aos direitos de transmissão. A proposta da Libra seria um rateio de 40% dos valores divididos de forma igualitária, 30% proporcionais ao desempenho esportivo e os 30% restantes proporcionais a engajamento e audiência. Por outro lado, a Liga Forte Futebol do Brasil quer uma divisão em 50-25-25 dos itens acima.
Conforme já foi noticiado, os clubes da LFF tentaram uma nova negociação dos termos, inclusive com formalização por parte. Mas os clubes da Libra só aceitam ajustes contratual com as equipes que já aderiram a essa Liga.

