Home Futebol Palmeiras: plano de Abel Ferreira é “interrompido” após fase irregular dos centroavantes

Palmeiras: plano de Abel Ferreira é “interrompido” após fase irregular dos centroavantes

Palmeiras contratou reforços na última janela de transferências, mas ainda não vingaram

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Talvez a maior carência deste elenco do Palmeiras é a falta de um centroavante de peso. Abel Ferreira vinha improvisando Rony, que é um ponta de origem, mas que se saiu muito bem na função de “camisa 9”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E o plano de Abel Ferreira sempre foi escalar Rony de ponta. Ele nunca escondeu que o Rony de centroavante era uma improvisação. E até por isso, Abel sempre pediu a contratação de um centroavante para a diretoria e não de um ponta, entendendo que o ataque seria formado por Rony de um lado, Dudu do outro e o novo contratado pelo centro.

No começo do ano, a diretoria do Verdão contratou Rafael Navarro, que estava no Botafogo. Porém, já se passaram mais da metade do ano e o atacante ainda não conseguiu ter uma boa sequência e convencer tanto o torcedor, quanto o treinador. Por isso, Rony seguia como centroavante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, no meio do ano, com a reabertura da janela de transferências, o Palmeiras trouxe mais dois centroavantes, na esperança de pelo menos um vingar. Foram dois estrangeiros: o argentino Flaco López e o uruguaio Merentiel.

Porém, assim como Navarro, ambos ainda não tiveram destaque. Merentiel, por exemplo, fez sua estreia como titular, entrou no jogo seguinte no segundo tempo e depois nunca mais entrou em campo. Já se passaram mais de um mês desde a última vez que ele atuou pelo Palmeiras. Para ser mais preciso, ele teve apenas 72 minutos em campo, sem nenhum brilho.

A explicação para que o jogador tenha se tornado a última opção do setor é que, provavelmente, ele não esteja agradando nos treinamentos.

PUBLICIDADE

Já López teve mais minutagem. Foram nove jogos, sendo cinco como titular. Ele foi titular, inclusive, da última partida, na semifinal da Libertadores, contra o Athletico Paranaense.

PUBLICIDADE

Nos primeiros jogos, López até fez algumas boas jogadas e marcou um gol, contra o Ceará. Mas, depois, teve uma queda de rendimento. Na semifinal da Libertadores, por exemplo, perdeu um gol livre, de dentro da área, no começo da partida.

Sendo assim, a tendência é que Rony continue sendo o centroavante do Palmeiras neste final de temporada. O problema, então, é quem jogaria na outra ponta. Anteriormente, Veron foi escalado algumas vezes. Mas, o jovem atacante já deixou o clube.

Wesley, que teve alguns bons momentos no passado, não vive uma boa fase. Assim como Breno Lopes, que também perdeu espaço na equipe.

Em algumas partidas, Abel tem improvisado o meia Gustavo Scarpa mais aberto pela ponta. Ou então, jogando no esquema com dois meias e apenas dois atacantes.

PUBLICIDADE
Better Collective