Home Torcedoras Palmeiras feminino: entenda a confusão nos bastidores antes da derrota para o Corinthians

Palmeiras feminino: entenda a confusão nos bastidores antes da derrota para o Corinthians

O Palmeiras foi derrotado pelo Corinthians na semifinal do Brasileirão Feminino, mas uma confusão extra-campo chamou a atenção de todos

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Imagine se em um jogo decisivo, o Palmeiras entrasse com uma zaga sem Gustavo Gomez e Murillo, sem qualquer explicação prévia… Pois é! Foi o que aconteceu com o time feminino, no duelo de volta da semifinal do Brasileirão contra o arquirrival Corinthians. As zagueiras titulares Agustina e Thais simplesmente não atuaram em um jogo deste tamanho e sequer foram relacionadas para a partida.

PUBLICIDADE

A partir daí, foram especulados os motivos para o ‘desaparecimento’ das atletas na escalação do Palmeiras, e depois de algumas hipóteses lançadas nas redes sociais, o UOL Esporte apurou os reais motivos para tamanha confusão.

O que aconteceu com Agustina e Thais?

Para entender a confusão, precisamos voltar um pouco no tempo, mais especificamente na primeira fase do Brasileirão de 2021. A atacante Bia Zaneratto era craque e capitã do time, quando acabou se transferindo para o futebol chinês. No mata-mata, na ausência de Bia, a zagueira Agustina assumiu a faixa. Pois para 2022, Bia voltou, e reassumiu o posto de capitã do Palmeiras.

PUBLICIDADE

Até então, não houve confusão quanto à isto, mas para Agustina, ela continuava sendo o ‘plano B’ para o posto de liderança. Aí chegamos no duelo contra o Red Bull Bragantino pelo Paulistão Feminino. O técnico Ricardo Belli resolveu poupar algumas titulares, visando o duelo contra o Corinthians pelo Brasileirão, e uma dessas atletas foi justamente Bia Zaneratto. Para Agustina, que iria atuar nesta partida, ela seria a opção natural para o posto de capitão. Mas Belli optou por Camilinha nesta ocasião. Foi o começo da ‘treta’!

Segundo pessoas ouvidas pelo UOL Esporte, Agustina ficou extremamente contrariada com a decisão do técnico do Palmeiras, e deixou claro seu descontentamento, no que foi considerada uma atitude de insubordinação. Uma colega da zagueira teria dito inclusive que esta não é a primeira vez que a defensora argentina não aceitou bem uma decisão de um superior.

Agustina atuou normalmente contra o Red Bull Bragantino, mas acabou pedindo que fosse suspensa da equipe, consequentemente não atuando contra o Corinthians pelo Brasileirão Feminino. Pois foi aí que Thais, em solidariedade à Agustina, pediu que fosse afastada também.

Palmeiras ‘improvisou’ no Brasileirão Feminino e deu tudo errado

A posição oficial do Palmeiras é que o afastamento das zagueiras em nada afetou no resultado de 4×0 para o Corinthians no último sábado(11). No entanto, tecnicamente, o impacto foi notório. Sem Agustina e Thais, o técnico do Verdão escalou a reserva Day Silva e improvisou a volante Julia Bianchi na zaga da equipe. Sem entrosamento, e com a equipe do Corinthians em tarde inspirada, o placar de 4×0 saiu até barato perante às oportunidades perdidas pelo adversário.

PUBLICIDADE

O que o Palmeiras fará em relação à isto?

Agustina e Thais devem acertar suas rescisões ainda nesta temporada, e o caso já está com o jurídico do Palmeiras. Já dentro de campo, o clube não deve contratar ninguém, e como apenas Day Silva é zagueira de oficio, o técnico Ricardo Belli deve seguir improvisando na defesa.

O Palmeiras volta à campo nesta quinta(15), em jogo do Paulistão Feminino contra o São José fora de casa.