Escalado para apitar o jogo entre Palmeiras e Athletico Paranaense pela Libertadores da América, o árbitro uruguaio Estaban Ostojich já esteve envolvido em polêmicas no passado. A mais marcante foi nas Eliminatórias da Copa do Mundo, quando o árbitro ocupava a função de assistente de vídeo no jogo entre o Brasil e a Argentina.
Palmeiras x Athletico: árbitro do jogo já foi afastado após erro com a seleção brasileira
Na ocasião, o juiz uruguaio, na época assistente de vídeo, revisou um lance no VAR sobre a possível agressão do zagueiro Otamendi contra o habilidoso Rafinha. Porém, para a surpresa de todos, Ostojich manteve a decisão de campo (cartão amarelo) e não recomendou a expulsão do defensor argentino, alegando que o golpe dado pelo jogador teve intensidade média, causando uma grande confusão durante e depois da partida.
A Conmebol agiu rápido e após o jogo polêmico suspendeu Ostojich, assim como o árbitro da partida naquela ocasião.
Estaban Ostojich, árbitro do jogo do Palmeiras e Athletico, já apitou jogos da Libertadores
O polêmico árbitro uruguaio já esteve presente em quatro partidas oficiais da Libertadores da América 2022. O jogo mais emblemático foi entre as duas maiores torcidas do Brasil, Flamengo e Corinthians, em jogo válido pelas quartas de final do torneio continental.
O árbitro uruguaio deve enfrentar um grande desafio às 21:30, horário do jogo, já que tanto Palmeiras como o Athletico são conhecidos por terem um sistema defensivo eficaz e um jogo brigador.
Quem vencer a disputa ganhará uma vaga para a grande final da Libertadores. Caso o Palmeiras vença, será a terceira final consecutiva. Se o Flamengo confirmar a vantagem na próxima quarta, poderemos ter uma reedição da final de 2021 vencida pelo Verdão.

