Home Mercado da Bola Paulo Autuori é sondado por clube português e avalia saída do Internacional; saiba os detalhes

Paulo Autuori é sondado por clube português e avalia saída do Internacional; saiba os detalhes

Paulo Autuori foi diretor técnico no Athletico Paranaense, Botafogo, Santos, Fluminense e Goiás. Ele está no Internacional desde abril

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O diretor técnico do departamento de futebol do Internacional, Paulo Autuori, recebeu do Marítimo, de Portugal, para exercer a mesma função e avalia ida para a Europa. Ele ocupa o cargo após passar por Athletico Paranaense, Botafogo, Santos, Fluminense e Goiás.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Paulo Autuori avalia a possibilidade e vem conversando com a família para avaliar os pontos negativos e positivos de uma eventual mudança para Portugal. A diretoria colorada, por sua vez sabe do assunto. Mas nega que o dirigente irá deixar o clube.

O Internacional contratou Paulo Autuori em abril. Na ocasião, o presidente Alessandro Barcellos disse que ele teria autonomia para reestruturar o futebol do clube. Além disso, foi peça importante na ida de Mano Menezes para o Beira-Rio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar disso, o dirigente está incomodado com certas atitudes da cúpula colorada. Nos últimos anos, Paulo Autuori se tornou o maior crítico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por causa do excesso de jogos no calendário nacional.

Quem acompanha o dia a dia do Internacional diz que Paulo Autuori é um profissional educado, dedicado e que está sempre buscando meios de melhorar a estrutura do departamento de futebol colorado.

Ele, contudo, não participa da rotina dos atletas e interage muito pouco com a comissão técnica. Com uma função mais burocrática, Paulo Autuori recebeu a recomendação do gabinete da presidência para ficar afastado dos microfones.

PUBLICIDADE

Trabalhos como coordenador técnico

2022 – Internacional

PUBLICIDADE

2021 – Goiás

2020 – 2021 – Athletico Paranaense

2020 –  Botafogo

2019 – Santos

PUBLICIDADE

2018 – Fluminense

2017 – Athletico Paranaense

Paulo Autuori, entretanto, é considerado unanimidade no Internacional. O clube está impressionado com a atuação do diretor técnico com sua credibilidade, ampla visão de mercado e rede de contratos

Ainda segundo apurou a reportagem, o presidente da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Marítimo, Rui Fontes, é fã confesso de Paulo Autuori. Afinal, ele deixou boa impressão quando foi técnico do clube nas temporadas 1990/1991 e 1994/1995.

PUBLICIDADE

Números pelo Marítimo

Tempo de clube: 5 temporadas

Função: Técnico

Jogos: 91

Vitórias: 37

PUBLICIDADE

Empates: 21

Derrotas: 33

Títulos: 0

A ideia do dirigente é dar ao ex-técnico um papel mais ativo no clube como contratar profissionais qualificados para a comissão técnica, debater o planejamento do departamento de futebol com dirigentes e treinadores.

PUBLICIDADE

De acordo com informações obtidas pelo Torcedores.com, o Marítimo irá criar o cargo para que o técnico João Alexandre Henriques tenha uma pessoa de confiança inserida na rotina do departamento de futebol.

Além de João Alexandre Henriques, a comissão técnica verde-rubra conta com dois assistentes, um treinador de goleiro, um preparador físico, dois analistas de desempenho, um fisioterapeuta, um fisiologista e um coordenador de divisões de base.

A carreira


Como técnico, Paulo Autuori comandou Flamengo, Internacional, Santos, Cruzeiro, Grêmio, Vasco, São Paulo, Atlético-MG, Botafogo e Athletico Paranaense. No exterior, passou por clubes de Portugal, Peru, Japão, Catar, Bulgária e Colômbia.

Nesse meio tempo, comandou Nacional, Marítimo, Benfica, Vitória de Guimarães, Alianza Lima, Sporting Cristal, Kashima Antlers, Cereo Osaka, Al Rayyan, Ludogorets, Atlético Nacional e a seleção do Catar.

PUBLICIDADE

Os títulos de Paulo Autuori

Mundial de Clubes (2004)

Recopa Sul-Americana (1998)

Copa Libertadores da América (1997 e 2005)

Campeonato Peruano (2001 e 2002)

PUBLICIDADE

Campeonato Búlgaro (2018/2019)

Supertaça da Bulgária (2018/2019)

Campeonato Brasileiro (1995)

Copa do Brasil (2000)

PUBLICIDADE

Campeonato Paranaense (2016)

Campeonato Mineiro (1997 e 1998)

Campeonato Paulista (2005)

Taça Otávio Pinto Guimarães (1976)

PUBLICIDADE
Better Collective