A Porsche ainda nem estreou na Fórmula 1, mas já pode sair. Pelo menos é o que revela a revista alemã Auto, Motor und Sport. Segundo a publicação, a montadora decidiu não entrar na categoria após o acordo com a Red Bull ter fracassado.
Apesar disso, o Massa Bruta já está em negociações com outras fornecedoras de motores.
O acordo entre Porsche e Red Bull já estava praticamente fechado, principalmente após a saída da Honda como fornecedora de motores da equipe austríaca e da Alpha Tauri.
A expectativa era que os Touros desenvolvessem seu próprio motor, com o nome Red Bull Powertrains, até 2026, quando a Porsche entraria para o desenvolvimento da unidade de potência.
Um novo regulamento para motores estará disponível em 2026. Dessa forma, a montadora alemã teria tempo hábil para desenvolver o coração do carro.
Entretanto, o acordo não deu certo porque as duas partes não conseguiram entrar em consenso sobre o quanto de controle a Porsche teria na Red Bull.
Inicialmente, os alemães gostariam de ter 50% das ações da Red Bull Racing. Porém, os austríacos avaliaram que a porcentagem estava alta demais.
Mesmo com o fracasso das negociações com a Red Bull, a Porsche até poderia procurar outro caminho para entrar na Fórmula 1, mas, segundo a Auto, Motor und Sport, a montadora perdeu o seu apetite de ingressar na principal categoria do automobilismo.
A Porsche indicou na época que continuaria olhando em volta para ver se poderia obter acesso à Fórmula 1 por outros meios.
Não apenas a Porsche! Outras montadoras estão interessadas na parceria com a Red Bull
A revista alemã informa que outras montadoras estão interessadas em ocupar o vácuo deixado pela Porsche. Inclusive, especula-se que até a Honda poderia voltar. Além dos japoneses, Hyundai e Ford também estariam interessadas em ingressar na Fórmula 1, segundo a AMuS.
Embora tanto a sul-coreana quanto a americana desejam ingressar como fornecedor de motor somente em 2027.
Apesar do interesse, as marcas devem agilizar o interesse, pois o prazo para inscrição para ingressar na categoria em 2026 definido pela Fórmula 1 vai até 15 de outubro deste ano.

