| POR | 0-1 | ESP |
|---|
No encerramento da fase de grupos da UEFA Nations League nesta terça-feira (27), a Espanha venceu Portugal por 1 a 0 e garantiu a última vaga às semifinais, após duelo disputado no Estádio Municipal de Braga.
O início da partida ficou marcado por uma intensidade abaixo do esperado devido ao comportamento das equipes. Portugal adotou postura mais compacta no campo defensivo, enquanto a posse improdutiva da Espanha com vários toques na bola não causavam finalizações.
O primeiro grande momento da partida ocorreu aos 21′, quando Diogo Jota testou firme para Cristiano Ronaldo deixar para Fábio Carvalho, mas o chute foi bloqueado no momento exato. A chance animou os portugueses, que atuaram com linhas mais avançadas.
Na sequência, Diogo Jota cortou para dentro e deixou dois adversários para trás dentro da área para finalizar, mas Simon conseguiu uma ótima defesa. Antes do intervalo, Bruno Fernandes achou espaço para chutar de fora e mandou na rede pelo lado de fora.
Espanha assumiu o controle do segundo tempo com Nico Williams e superou Portugal
Logo no início do segundo tempo, a seleção de Portugal teve uma chance incrível de abrir o placar. Diogo Jota ajeitou para Cristiano Ronaldo experimentar de curta distância, mas Simon conseguiu outra bela defesa.
Portugal seguiu melhor do que a Espanha, e aos 25′, Carvalho lançou na medida para Dias finalizar no alvo e vencer Simon, mas Carvajal conseguiu evitar o gol com intervenção decisiva.
Em outra excelente oportunidade, Cristiano Ronaldo teve mais uma chance de ouro, após grande jogada coletiva construída por Diogo Jota, mas o centroavante não conseguiu concluir com força e desperdiçou a chance.
A reta final da partida ofereceu mais espaços no campo para as duas seleções, mas quem conseguiu aproveitar mesmo foi a seleção da Espanha. Aos 44 minutos do segundo tempo, Morata testou firme a bola escorada por Nico Williams e superou o goleiro adversário.
Nos acréscimos, Cristiano Ronaldo teve a última chance de Portugal ao ficar no 1v1 contra o goleiro espanhol, mas Simon defendeu o chute rasteiro do artilheiro para garantir a vaga para a Espanha.
FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 0-1 ESPANHA
Data: 27/09/2022, 15:45
Estádio: Municipal de Braga
Gols: 2T 44′ Álvaro Morata (ESP)
Substituições – POR: Rafael Leão (W.Carvalho); Vitinha (Diogo Jota); João Félix (R.Neves)
Substituições – ESP: Busquets (Guillamón); Gavi (Koke); Pedri (Soler); Pino (Sarabia); Nico Williams (F.Torres)
Portugal (4-3-3): Diogo Costa; Joao Cancelo, Ruben Dias, Danilo Pereira, Nuno Mendes; William Carvalho, Ruben Neves, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo.
Espanha (4-3-3): Unai Simon; Dani Carvajal, Hugo Guillamon, Pau Torres, Jose Gaya; Carlos Soler, Rodri, Koke; Ferran Torres, Alvaro Morata, Pablo Sarabia.

