A diretoria da Premier League optou pelo cancelamento das partidas do último fim de semana em razão do falecimento da rainha Elizabeth II. Porém, com a volta da rodada do campeonato inglês, alguns jogos ainda não irão acontecer porque são necessários recursos policiais para lidar com a preparação para o funeral da rainha, o que não teria um contingente suficiente para, também, dar a atenção necessária que algumas das partidas precisam.
O confronto em Londres entre Chelsea e Liverpool, além da partida entre Manchester United e Leeds foram anunciados como adiados na Premier League, apesar das demais partidas estarem prestes a acontecer em todo o país. A decisão veio horas depois que a Uefa adiou a partida entre Arsenal e PSV, na Liga Europa, citando “severas limitações nos recursos policiais e questões organizacionais” relacionadas ao funeral.
Com isso, os clubes passaram a temer que a Premier League pudesse ser impactada por demandas policiais, todas ligadas à rainha Elizabeth II. Porém, após um dia de conversas entre as autoridades e os clubes, a diretoria do Campeonato Inglês anunciou que as outras sete partidas que serão disputadas neste fim de semana estão confirmadas, incluindo os dois jogos em Londres.
Premier League confirmou acontecimento das partidas que continuariam adiadas
Embora o jogo de Brighton com o Crystal Palace permaneça adiado, em comunicado, a Premier League afirmou: “Após ampla consulta com clubes, polícia, grupos consultivos de segurança locais e outras autoridades relevantes, não havia outra opção a não ser adiar os três jogos”.
Ainda, os clubes da Premier League foram “recomendados” a manter um minuto de silêncio antes de todas as partidas com jogadores e oficiais usando braçadeiras pretas em homenagem à rainha Elizabeth II. Os jogos de quarta-feira da Liga dos Campeões com Chelsea e Manchester City também estão confirmados, mas o hino da competição não será tocado antes do pontapé inicial em nenhum dos jogos na Inglaterra ou na Escócia.
“Gostaríamos de agradecer à Unidade de Policiamento de Futebol do Reino Unido e outras forças policiais em todo o país, bem como aos nossos parceiros de transmissão, por seu apoio durante este processo e continuaremos em contato com eles antes do fim de semana. Para as partidas disputadas durante o período de Luto Nacional, serão prestadas homenagens à Rainha nos estádios da Premier League. Novas datas para as partidas adiadas serão anunciadas oportunamente”, afirmou a liga.

