O The Guardian revelou, nesta segunda-feira (26), que o governo do Reino Unido facilitou a compra do Newcastle pelo Fundo de Investimento Público da Árabia Saudita.
De acordo com o jornal inglês, os documentos divulgados pelo Departamento de Comércio Internacional mostram que Lord Gerry Grimstone, Ministro dos Investimentos na época, prometeu à Premier League uma solução sobre a negociação, além de fazer a ligação entre a Liga Inglesa e o grupo saudita.
Grimstone é um ex-banqueiro com contatos na Árabia Saudita que foi nomeado por Boris Johnson com o objetivo de atrair investimentos no Reino Unido.
Essas evidências, porém, contradizem as afirmações do governo sobre o envolvimento da venda do Newcastle. Conforme lembra o The Guardian, em 2021, Johnson respondeu a uma parlamentar da região de Newcastle que sua gestão não esteve envolvida “em nenhum momento” nas negociações.
Em outubro de 2021, o Newcastle foi vendido ao Fundo de Investimentos árabe por 300 milhões de libras, cerca de R$ 2,2 bi (considerando a cotação da época) e tornou-se o clube mais rico do mundo.

