Seguem as homenagens no Reino Unido para a Rainha Elizabeth II. A última rodada acabou sendo cancelada, contudo, a partir de sexta-feira (16), os jogos voltam a ser disputados na Premier League, principal liga da Grã-Bretanha. No entanto, haverá mudanças devido ao acontecido recente.
Os clubes que disputam o Campeonato Inglês tocarão o hino nacional antes do início das partidas, em homenagem à Rainha, que faleceu na quinta-feira passada. Essa será a primeira vez que isso será feito na competição.
A medida tentou também ser efetivada na Champions League por Manchester City e Chelsea, porém, a Uefa não autorizou. Já na Escócia, o Rangers provavelmente passará por cima do definido pela entidade europeia e tocará o hino em homenagem.
Além do hino, os treinadores de todos os times que entrarem em campo nesse final de semana serão incentivados a usarem ternos. Já fora do campo, aplausos de um minuto serão realizados aos 70 minutos para marcar os 70 anos de reinado da falecida Rainha Elizabeth II.
Mesmo com volta da Premier League, alguns jogos foram adiados
A Premier League volta a ser realizada nesse final de semana no Reino Unido. No entanto, algumas partidas não poderão acontecer e o adiamento já foi confirmado.
Os confrontos entre Liverpool x Chelsea e Leeds x Manchester United tiveram que ser adiados devido à falta de policiais disponíveis.
As forças policiais do Reino Unido estão mobilizadas para os preparativos do funeral da rainha, que deve acontecer na segunda-feira e promete entrar para a história. O evento exigirá uma quantidade enorme de agentes da lei e forças de segurança.
Enquanto isso, o enfrentamento entre Brighton e Crystal Palace teve que ser adiado devido a greves nos trens da Inglaterra.
Adiamento da rodada passada causou críticas
Muitos criticaram a decisão da Premier League de adiar a rodada passada em uma temporada que já está apertada por causa da Copa do Mundo 2022. Com a decisão, a situação de muitos clubes, que já se vem diante de um acumulo de jogos, piorará.
Algumas pessoas argumentaram que outros esportes locais como críquete, rugby e corridas de cavalos não foram adiados, portanto, não havia motivo para o futebol parar.
Independente da decisão ter sido correta ou não, vários eventos polêmicos no país têm chamado a atenção:
- Um clube das ligas inferiores da Inglaterra, o Wrexham, foi criticado depois de alguns alguns torcedores do time terem sido ouvidos debochando durante o minuto de silêncio realizado antes do jogo dessa semana;
- Um torcedor do Preston North End recebeu uma punição pesada ao ser banido para sempre do estádio do clube. O indivíduo fez comentários sobre a rainha e a família real que foram considerados “além dos limites da aceitabilidade”;
- No confronto entre Liverpool e Ajax, alguns torcedores vaiaram durante o minuto de silêncio, contudo, esses foram imediatamente silenciados.

