Home Futebol Relembre como foram as últimas cinco estreias de técnicos no Grêmio

Relembre como foram as últimas cinco estreias de técnicos no Grêmio

Enderson Moreira, Tiago Nunes, Luiz Felipe Scolari, Vagner Mancini e Roger Machado antecederam Renato Portaluppi no clube gaúcho

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A partida contra o Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no domingo (11), ganhou mais um elemento para os torcedores do Grêmio. Isso porque o Tricolor terá no banco de reservas, pela primeira vez, o seu novo treinador Renato Portaluppi.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Multicampeão como jogador e como técnico, ele irá comandar pela quarta vez o Grêmio. Na última passagem pelo clube, por exemplo, Renato Portaluppi conquistou sete títulos entre eles a Copa Libertadores da América de 2017.

Enquanto Renato Portaluppi não volta a comandar o time gaúcho, o Torcedores.com relembra as estreias e o desempenho dos últimos cinco técnicos que passaram recentemente pelo Grêmio. Confira o levantamento feito pela reportagem:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Enderson Moreira – 2014

Contratado pelo Grêmio após a saída de Renato Portaluppi, Enderson Moreira teve dois meses para trabalhar até sua estreia. Seu primeiro jogo foi com vitória, em casa, por 4 a 0 sobre o Aimoré, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho.

No entanto, sua passagem pelo clube gaúcho durou apenas seis meses. Foi demitido devido ao fraco desempenho do time na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse meio tempo, foram 36 partidas, 19 vitórias, 10 empates e 7 derrotas, o que dá um aproveitamento de 62,03%.

Tiago Nunes – 2021

Na conturbada temporada de 2021, Tiago Nunes foi o primeiro técnico contratado após o fim da “Era Renato Portaluppi”. Seu primeiro jogo foi contra o Ypiranga, na vitória por 3 a 2, fora de casa, pela 11ª rodada do Campeonato Gaúcho.

PUBLICIDADE

A passagem dele pelo clube gaúcho durou apenas 70 dias. O treinador foi demitido após o Grêmio ficar sete jogos sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, foram 20 jogos, 10 vitórias, 5 empates, 5 derrotas e 58,3% de aproveitamento.

PUBLICIDADE

Luiz Felipe Scolari – 2021

Considerado, ao lado de Renato Portaluppi, um dos maiores técnicos da história do Grêmio, Luiz Felipe Scolari voltou ao clube pela quinta vez. Sua missão era manter o Tricolor Imortal na elite do futebol nacional.

Sua reestreia ficou marcada pelo empate em 0 a 0 com o Internacional pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar do passado vitorioso, Felipão ficou apenas três meses no cargo. Foram 9 vitórias, 3 empates, 9 derrotas e um aproveitamento de 47,6%.

Vagner Mancini – 2021

Vagner Mancini chegou a Porto Alegre como técnico “salvador da pátria” para comandar o time nas 14 rodadas finais da Série A do Campeonato Brasileiro. Sua estreia foi na vitória por 3 a 2 sobre o Juventude, em casa, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Apesar disso, o treinado não conseguiu cumprir a missão de evitar o rebaixamento do Grêmio. Em sua segunda passagem, Vagner Mancini ficou à frente do time em 18 oportunidades. Caiu devido à má campanha do time no Gaúchão. Foram, 9 vitórias, 3 empates, seis derrotas e aproveitamento de 55,55%.

PUBLICIDADE

Roger Machado – 2022

Multicampeão como jogador do Grêmio nos anos 90, Roger Machado foi o quarto técnico contratado pela atual gestão após a saída de Renato Portaluppi. Fez sua reestreia na vitória por 4 a 0 sobre o São Luiz, em casa, pelo Campeonato Gaúcho.

Na sua segunda passagem como técnico, ele conquistou o Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha. Apesar disso, seu trabalho ficou marcado pela eliminação precoce na primeira fase da Copa do Brasil para o Mirassol, fora de casa, em março.

Além disso, acumulou críticas pela falta de consistência do time, atuações burocráticas e insistência com alguns jogadores durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Foi demitido após a derrota por 2 a 0 para o Criciúma no último dia 30. Foram 37 jogos, 17 vitórias, 12 empates, 8 derrotas e teve 56,7% de aproveitamento.

Better Collective