Home Futebol Renato Gaúcho de volta, punição da Arena revertida e mais: as notícias do Grêmio de setembro

Renato Gaúcho de volta, punição da Arena revertida e mais: as notícias do Grêmio de setembro

Tricolor Gaúcho teve um mês movimentado com o retorno do ídolo, além da ameaça da equipe de ficar sem a Arena do Grêmio

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Setembro sempre é um mês especial para o Grêmio. Afinal, além do clube ter comemorado seus 119 anos no último dia 15, o torcedor do Imortal celebrou o regresso de Renato Gaúcho à casamata. Confira agora as principais notícias de setembro do Grêmio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saídas de Roger e Dênis do Grêmio e retorno de Renato

O primeiro dia de setembro bombou no Grêmio. Afinal, uma revolução foi realizada no departamento de futebol. Então, o Tricolor Gaúcho anunciou, no dia 1º, as demissões do técnico Roger Machado, do vice-presidente Dênis Abrahão e do diretor de futebol Sérgio Vasques. Paralelamente, o clube comunicou o retorno de Renato Gaúcho, que havia deixado o Grêmio em abril do ano passado. Dessa forma, o treinador trouxe seu auxiliar Alexandre Mendes, que também voltou à equipe. Os contratos dos profissionais expiram no fim do ano.

Na ocasião, o Grêmio havia perdido para o Criciúma por 2 a 0 no Heriberto Hülse, dois dias antes. Posteriormente, Renato faria seu primeiro jogo de sua quarta passagem pela equipe na vitória de virada contra o Vasco da Gama, por 2 a 1, no dia 11, pela 29ª rodada do Brasileirão Série B. Antes, o Tricolor Gaúcho recebeu o Vila Nova no dia 2 e derrotou os goianos por 2 a 1 na Arena. Nesta partida, o técnico da transição César Lopes dirigiu a equipe interinamente, quebrando um tabu de quatro partidas sem vitória do Grêmio na competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Renato pediu torcida de colorados

Algo que chamou atenção, na entrevista coletiva de apresentação de Renato Gaúcho, foi um pedido inusitado. Desse modo, o treinador, que completou 60 anos no último dia 9, solicitou a jornalistas colorados que apoiassem o Grêmio na luta para subir para o Brasileirão Série A, querendo união entre a imprensa esportiva gaúcha para a causa.

“Todo mundo é gaúcho. Pode ter gente colorada aqui dentro, é normal, vamos respeitar. Mas vamos trabalhar para colocarmos o Grêmio. Não adianta ficar criando empecilhos todo dia, torcer contra. O Grêmio vai subir! Então é importante também essa união do clube com vocês da imprensa. Não só os gremistas, mas os colorados também. Porque o objetivo é a gente ver os dois grandes na Série A sempre. Não é ficar torcendo contra. É ruim para o clube, é ruim para vocês também da imprensa”, declarou o técnico do Tricolor Gaúcho, na entrevista do último dia 5.

Grêmio perde mando de campo, mas consegue efeito suspensivo

Logo após a vitória sobre o Vasco, o Grêmio amargou uma derrota por 2 a 0 para o Novorizontino fora de casa no dia 16, com péssima atuação. Assim, o Tricolor Gaúcho precisaria se recuperar diante do Sport na Arena pela rodada seguinte, no feriado regional de 20 de setembro. Então, horas antes da partida contra os pernambucanos começar, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou uma punição contra o clube.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, o Grêmio perdeu três mandos de campo para a sequência do Brasileirão Série B, além de levar uma multa de R$ 100 mil. A razão foi a briga entre torcedores na arquibancada norte da Arena, que interrompeu duas vezes o primeiro tempo da partida diante do Cruzeiro, em 21 de agosto, pela 25ª rodada.

Entretanto, o clube conseguiria o efeito suspensivo na última terça (27), liberando assim a Arena para os jogos seguintes até o julgamento do recurso, cuja data ainda não foi definida. O Grêmio tem mais três partidas como mandante no Brasileirão Série B: contra o CSA em 4 de outubro (33ª rodada), o Bahia no dia 16 (35ª) e o Brusque na última rodada em 6 de novembro.

Chapa do presidente Romildo não elege representantes no Conselho

No último sábado (24), o Grêmio realizou a eleição para renovar 50% do Conselho Deliberativo no período 2022-2028. Porém, a chapa de Romildo Bolzan Jr não obteve votação suficiente para atingir a cláusula de barreira imposta pelo clube. Dessa forma, não conseguiu eleger representantes. Das oito que disputaram o pleito, três obtiveram a porcentagem necessária.

PUBLICIDADE

A chapa 1, do ex-goleiro Danrlei, elegeu 46 conselheiros. Já a chapa 6, do candidato a presidente Odorico Roman, colocou 54 no Conselho. Por fim, a chapa 8, do também postulante ao cargo de mandatário Alberto Guerra, classificou 50 membros. Portanto, 12.910 sócios votaram, sendo 915 presenciais e 11.995 pela internet.

Better Collective