Home Mercado da Bola Saiba o que deu errado na negociação do Santos Marcelo Bielsa, ex-técnico do Leeds United

Saiba o que deu errado na negociação do Santos Marcelo Bielsa, ex-técnico do Leeds United

Marcelo Bielsa está livre no mercado da bola desde que deixou o Leeds United, da Inglaterra. Técnico deseja seguir trabalhando na Europa

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Após a demissão de Lisca, o principal nome para assumir o comando do Santos foi Marcelo Bielsa, atualmente sem clube após deixar o Leeds United, da Inglaterra. Apesar do favoritismo, o argentino não se sensibilizou com o projeto paulista.

PUBLICIDADE

Marcelo Bielsa é o queridinho do mercado da bola da América do Sul. Além do Santos, “El Loco” também esteve cotado para assumir o comando das seleções do Chile, Colômbia e Equador. No entanto, sequer retornou as ligações dos dirigentes das confederações.

Sonho de consumo do Conselho Gestor do Santos, Marcelo Bielsa foi procurado pelo presidente Andres Rueda. Porém, o presidente encontrou dificuldades para superar as exigências feitas pelo treinador antes de apresentar uma proposta oficial.

PUBLICIDADE

O que deu errado na negociação com Marcelo Bielsa?

O Santos, óbvio, quer um “fato novo” para comandar o Santos em 2023. No entanto, Andres Rueda esbarrou em diversas barreiras. As partes chegaram a debater a reformulação do departamento de futebol, contratação de jogadores expressivos e melhorias na estrutura.

O Torcedores.com apurou que o Santos já havia atendido um dos pedidos do argentino, como levar o seu “time de confiança” para trabalhar na Vila Belmiro. Além de “El Loco”, a comissão técnica possui dez profissionais. O custo mensal seria superior a R$ 4 milhões por mês.

Sendo R$ 2 milhões, livre de impostos, destinados ao pagamento mensal dos vencimentos do técnico. Dessa forma, o restante desse montante seria utilizado para a manutenção de todos os colaboradores. Além disso, Marcelo Bielsa pediu um contrato de três anos.

A comissão técnica

Diretor esportivo: 1

PUBLICIDADE

Assistente técnico: 2

Preparador físico: 1

Preparador de goleiros: 1

Observador técnico: 2

PUBLICIDADE

Analista de desempenho: 2

Coordenador de transição da base: 1

Ainda segundo apurou a reportagem, Marcelo Bielsa questionou Andres Rueda sobre a capacidade financeira do clube para investir em jogadores “nível europeu”. Afinal, o treinador desejava formar um elenco competitivo para brigar por títulos relevantes em 2023.

O técnico não chegou indicar nomes, mas ele sinalizou a importância de construir um projeto esportivo para colher frutos à médio e longo prazo. Além disso, ele prometeu valorizar ainda mais o trabalho de base mantendo a tradição do clube e formar jogadores.

PUBLICIDADE

Apesar de ter apresentado suas exigências, Marcelo Bielsa decidiu não prosseguir as conversas com o Santos. E, agora, a diretoria alvinegra segue buscando um novo treinador para comandar a equipe na próxima temporada.